Seguidores

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

O PRIMEIRO INIMIGO DE LAMPIÃO: ZÉ SATURNINO

Por Tesouros Reais

Zé Saturnino

Antes de se tornar o temido “Rei do Cangaço”, Lampião teve seu primeiro grande adversário ainda nos primórdios de sua trajetória: Zé Saturnino.

José Saturnino Rodrigues era fazendeiro e vizinho da família Ferreira, no sertão de Pernambuco. As desavenças entre as duas famílias começaram por disputas de terra, criação de gado e acusações de pequenos furtos — conflitos comuns no sertão da época, onde honra e território valiam mais que qualquer documento em cartório.

A rivalidade cresceu rapidamente. Trocas de tiros, emboscadas e provocações passaram a fazer parte da rotina. O que começou como uma rixa local acabou empurrando Virgulino Ferreira para um caminho sem volta. A perseguição policial que se seguiu aos conflitos contribuiu para que ele mergulhasse de vez na vida do cangaço, tornando-se Lampião.

Muitos estudiosos apontam que o embate com Zé Saturnino foi a faísca inicial que incendiou uma das histórias mais marcantes do sertão nordestino. A partir dali, o jovem sertanejo deixava de ser apenas mais um homem em disputa de terras para se transformar numa das figuras mais controversas da história do Brasil.

Que história incrível — e dura — é o cangaço, meus amigos. Entre pólvora, honra e vingança, o sertão escreveu capítulos que até hoje ecoam na memória do Nordeste.

https://www.facebook.com/jose.mendes.pereira.52603

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, desculpa-o, faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional. Você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! 

Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo dentro de um caixão. 

Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância, e depois que o bicho é criado, o mais difícil é matá-lo.

Imagina bem, o sujeito diante de uma arma sem ter como se livrar dela, hein?

https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/policial-civil-atira-na-perna-de-motociclista-apos-briga-de-transito-video

Uma confusão criada entre dois ou mais indivíduos no trânsito, muito difícil de ser apaziguada. 

Cada um quer ter razão, e uma arma poderá surgir entre eles, e alguém apertará o gatilho, e outro irá morrer.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário