Seguidores

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

FOTOGRAFIA REGISTRADA NO ANO DE 1925 DA VOLANTE PARAIBANA ESTACIONADA EM PRINCESA, PARAÍBA, QUE TINHA O COMANDO DO VALENTE SARGENTO ZÉ GUEDES.

Por Volta Seca

Zé Guedes que foi promovido por ter enfrentado com bravura o bando de Lampião no épico combate do Serrote Preto (Mata Grande, Alagoas), onde foram mortos os tenentes paraibanos Francisco Oliveira e Joaquim Adaucto, além de vários outros soldados que participaram do combate. Por ter liderado o que sobrou da tropa após a morte dos comandantes, Zé Guedes foi agraciado com a patente de sargento e com o comando da Força Policial Volante paraibana a partir daquele momento. Uma ação imprudente e sem nenhum planejamento por parte dos tenentes que quase proporcionou a total aniquilação dos seus componentes, que foram salvos graças a intervenção de Zé Guedes diante da tropa, que estava naquele momento sendo dizimada pelos cangaceiros entrincheirados no interior de uma velha casa.
A partir desse momento Zé Guedes passou a ser um incansável inimigo e perseguidor de Lampião e de seus homens, travando combates acirradíssimos contra os cangaceiro, como foi o caso do Combate do Sítio Tenório (Baixa do Juá) no município pernambucano de Flores, onde foi abatido Levino Ferreira, irmão de Lampião e outros cangaceiros.
Na fotografia que ilustra a matéria destaca o sargento Zé Guedes e Belarmino de Morais o Belo Morais que é um dos apontados como sendo o autor da morte de Levino o vulgo Vassoura, irmão de Lampião.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1524015453066053&set=a.224293846371560

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, desculpa-o, faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional. Você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! 

Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo dentro de um caixão. 

Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância, e depois que o bicho é criado, o mais difícil é matá-lo.

Imagina bem, o sujeito diante de uma arma sem ter como se livrar dela, hein?

https://www.metropoles.com/distrito-federal/na-mira/policial-civil-atira-na-perna-de-motociclista-apos-briga-de-transito-video

Uma confusão criada entre dois ou mais indivíduos no trânsito, muito difícil de ser apaziguada. 

Cada um quer ter razão, e uma arma poderá surgir entre eles, e alguém apertará o gatilho, e outro irá morrer.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário