Seguidores

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Clementino José Furtado e Lampião

Por: Ivanildo Alves da Silveira

Clementino José Furtado (O Quelé do Pajeú) peitou Lampião também (Ver artigo do nobre amigo Rostand Medeiros, no blog overmundo, Hoje só se salva quem avôa). Fato ocorrido em 1923. 

Em 1924, após o ataque à cidade paraibana de Sousa, houve um grande desentendimento entre Lampião e Meia Noite, motivado, segundo literatura (Livro Serrote Preto, de Rodrigues de Carvalho) por furto dos irmãos Ferreira, (Antônio e Livino) ao dinheiro que Meia Noite guardava, fruto do saque naquela cidade. 

Fato que motivou a saída do cangaceiro do bando. Mas, o "nego" encarou foram os três Ferreiras de uma só vez. Acho que Lampião não teve mais desentendimentos com a cabroeira, porque era muito inteligente. Não entrava nas brincadeiras, que eram frequentes, procurava sempre se isolar, quando o bando procurava pouso. Sempre nomeou lugares tenentes, Ex: Sabino, Antônio Ferreira, Luiz Pedro... para resolverem problemas de pequena monta, junto ao bando, ou seja, procurava não se expor muito, não intervia em bebedeiras e sempre perdia no jogo de carteado, acho até que propositadamente.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário