Seguidores

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A PRIMEIRA CANGACEIRA DO NORDESTE BRASILEIRO FOI ANÉSIA CAUAÇU DO SERTÃO DE JEQUIÉ

A cangaceira Anésia Cauaçu - www.jequienoticias.com.br

Anésia Adelaide Cauaçu, foi uma cangaceira brasileira que viveu na região de Jequié, interior da Bahia, no início do séc. XX.[1]
Inicialmente, Anésia era uma dona de casa dedicada ao marido e a filha, mas abandonou essa vida para ingressar no cangaço, juntando-se aos seus tios e e irmãos que formavam o temido e afamado bando dos Cauaçus.
https://www.youtube.com/watch?v=6nwsAXveeLQ

Carismática e extremamente bonita, Anésia era o membro mais célebre desse bando pois, além de ter conhecimento de táticas de guerrilha e ter uma mira infalível, ela também jogava capoeira. Um de seus grandes feitos foi de arrancar, com um tiro certeiro, o dedo de um delegado que indicava aos policiais onde deveriam se posicionar, durante um tiroteio no centro de Jequié, a uma distância considerável.

Em 1916, Anésia abandonou o cangaço e foi viver com sua família sob proteção de um fazendeiro que devia favores aos Cauaçus, mas, traída pelo mesmo, foi entregue à polícia e nunca mais se teve notícias dela.
https://www.youtube.com/watch?v=b6G1Qnr4r4Q
O escritor Ivan Estevam Ferreira, no seu livro "A Pedra do Curral Novo", sugere que Anésia pode ter falecido em Jequié e a identifica com uma anciã que morreu no ano de 1987 com 93 anos, que vivia sob os cuidados de pessoas caridosas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A9sia_Caua%C3%A7u
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário