Seguidores

domingo, 5 de agosto de 2018

ENCANTOU-SE

Por Valdir José Nogueira
o
Foi no dia 23 de julho de 2014 que o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna deixou no coração e na literatura dos brasileiros uma enorme lacuna. “Encantou-se”, parafraseando o escritor Guimarães Rosa. Com a singularidade que ele tinha, o mestre entrou para a memória do seu povo como uma figura inesquecível e, agora saudosa.

João Suassuna, dona Zélia Suassuna, Valdir Nogueira e Manuel Suassuna

No último domingo de julho, dia 29, no sertão que Ariano tanto amou, os belmontenses, seus amigos, fãs e familiares relembraram o escritor com uma missa especial. A Missa de Encantamento de Ariano Suassuna, o Imperador da Pedra do Reino, como foi batizada a cerimônia, aconteceu em São José do Belmonte às 8:30 h em frente à Pedra do Reino, símbolo máximo do município que deu nome ao romance de Suassuna em 1971.Para a celebração, a Prefeitura Municipal disponibilizou ônibus que saíram às 6h da Matriz de São José, com destino ao Sítio Histórico da Pedra do Reino.

Devoto da Compadecida, católico apostólico romano, o escritor, dramaturgo e Imperador da Pedra do Reino Ariano Suassuna foi lembrado na missa de quatro anos de Encantamento que aconteceu na manhã do domingo, dia 29; na Ilumiara Pedra do Reino, município de São José do Belmonte, no Sertão Central de Pernambuco. Uma forma de lembrar de quem encarou a vida como se fosse eterna, igual a dos personagens a quem deu vida nas entrelinhas da 
história da literatura brasileira

No sábado que antecedeu a missa, dia 28, aconteceu no Castelo Armorial o espetáculo “Na Trilha do Mestre” com participação dos familiares de Ariano Suassuna, e que resgata as inesquecíveis aulas espetáculos do saudoso mestre.
 
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Diretoria de Cultura, da Associação Cultural Pedra do Reino e do Castelo Armorial.

Valdir José Nogueira
Pesquisador e Escritor
Associação Cultural Pedra do Reino
Presidente da Comissão do Cariri Cangaço SJB 

E vem ai...

http://cariricangaco.blogspot.com/2018/08/encantou-se-porvaldir-jose-nogueira.html

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário