Seguidores

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

TODOS SABEMOS QUE A VIDA NO CANGAÇO NÃO ERA MOLEZA.

Por Sálvio Siqueira

O sol abrasador, o tórrido chão e o cinza da mata branca por muitas e muitas vezes era refletido naqueles que vivenciaram o sangrento fenômeno social. Aliás, ele 'brotou' mais causticante quando das grandes secas. As quais mataram inúmeros sertanejos e fez de outros verdadeiros espantalhos perambulantes pelas estradas e veredas do sertão nordestino.

No entanto, o olho mágico de Benjamin Abrahão fez capturas fantásticas entre o meio dos cangaceiros do grupo de Lampião.

Em determinados momentos, mostrando total descontração, a 'rainha do cangaço', Maria Gomes de Oliveira, a Maria de Déa, futura Maria Bonita, é registrada para eternidade pela Câmera do Àrabe com sorrisos simples, sinceros e até inocentes de uma cabocla dos confins sertanejos baianos.





Obs.: Notem que são momentos diferentes. Nas fotografias em que Maria de Déa apresenta-se com cobertura, chapéu. Ela apresenta-se com lenços diferentes, assim como nas fotos aonde mostra-se sem cobertura, claramente notamos que foram momentos distintos pelo detalhe apresentado nos decotes, ou gola, de seus vestidos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário