Seguidores

sexta-feira, 20 de maio de 2022

RESTAURAÇÃO DA ESTÁTUA DO CRISTO-REI DE MISSÃO VELHA; TODA UMA HISTÓRIA QUE TAMBÉM SE REAFIRMA E SE RENOVA

Por José Cícero

São exatos 82 anos de história desde que foi produzida junto com a coluna da pracinha a pedido do então prefeito dr. Raimundo Gonçalves de Lucena(40/45).

Sendo portanto, uma das mais importantes obras no Cariri de autoria do grande escultor Agostinho Balmes Odisio - artista italiano que de 34 a 40 residiu na cidade de Juazeiro do Norte de onde espalhou seu rico legado artístico por praças, logradouros públicos e igrejas de toda a região; inclusive de Estados vizinhos.

Um monumento arquitetônico e de caráter sacrocultural que marcou afetivamente a memória de várias gerações de missãovelhense. Mas que, infelizmente há anos se encontrava relegado ao abandono.

E que por isso mesmo corria risco de ruir devido a deterioração do tempo, sobretudo pela falta de manutenção.

Sua primeira restauração ocorreu nos finais dos anos 70 através dos esforços de voluntários, dentre os quais o saudoso Almiro Borges que inclusive, esculpida uma das mãos que havia caído da estátua. Como ainda o Sr. Nilo Ribeiro ambos moradores do entorno da pracinha.

✓ Vídeo: Ocasião em que o mestre restaurador Francisco dos Santos realiza com carinho e com esmero a pintura do rosto da estátua do Redentor. Uma imagem diria que bastante expressiva e comovente para todos os que, como nos ansiávamos e reivindicavamos desde o ano passado às autoridades estas urgentes e necessárias providências.

Que com a simbologia desta mesma delicadeza sejam igualmente tratado todo o que ainda resta do patrimônio histórico (material e imaterial) e os bens culturais que compõem a bela histórica de Missão Velha.

Por oportuno agradecemos ao Sr. prefeito municipal dr. Lorim pela providencial iniciativa, cuja posteridade haverá de agradecê-lo talvez mais que o presente por esta ação que não tem preço. Pois, apenas as coisas intangíveis conseguem se perpetuar dentro do tempo e as pessoas através delas.

Parabéns

M. Velha...

• prof. José Cícero.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário