Seguidores

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Artista plástica mossoroense Marieta Lima completa 100 anos

marieta_lima_2

No dia 12 de janeiro de 2012, a artista plástica mossoroense Marieta Lima completou 100 anos de vida, tendo dedicado décadas de sua existência ao dom natural que descobriu possuir ainda cedo: a pintura.


Precursora das artes plásticas em Mossoró, Marieta Lima, ainda lúcida, vive hoje sob os cuidados de uma de suas filhas, Ivanilde Medeiros, e com limitações naturais impostas pelo tempo consegue pronunciar algumas palavras. "Gostava muito de pintar, era o meu fraco", diz a artista, após ser questionada sobre o sentimento que nutria ao transformar suas ideias em quadros de beleza inquestionável.


Segundo Ivanilde Medeiros, sua mãe começou a demonstrar as potencialidades artísticas que nutria ainda na escola, quando estudou no 


Colégio Sagrado Coração de Maria, o tradicional Colégio das Irmãs. "Ela começou a pintar com as freiras, e sempre foi a melhor aluna da classe", destaca.


Para o seu tempo, Marieta Lima foi considerada uma mulher moderna, interessada em política, poesia, e, claro, arte. "Ela era uma ativista política e cultural, que participou de diversos movimentos em prol das artes plásticas", 

rogerio_dias

comenta o poeta Rogério Dias, fã e admirador da história da centenária da artista mossoroense.

O talento de Marieta Lima pode ser constatado através de uma rápida passagem pelos cômodos que compõem a residência onde mora. Por todos os lados são encontradas telas que foram pintadas pela artista ao longo de sua trajetória. "Minha mãe produziu mais de dois mil quadros", revela Ivanilde Medeiros.


A perda parcial da visão da artista ocorreu nos anos 1980, decorrente de uma infecção, o que acabou dificultando, mas não impossibilitando, o desenvolvimento de seu trabalho artístico. "Até mesmo após perder um olho, minha mãe continuou pintando, tendo produzido um quadro que retratava o rei do cangaço, Lampião", enaltece a filha de Marieta Lima.

A artista tem telas espalhadas pelo Brasil e exterior. Há quadros de Marieta Lima em diversos países, entre eles Holanda, Portugal, Itália e Estados Unidos.


A pioneira das artes plásticas em Mossoró não se limitou apenas a demonstrar o seu potencial através da pintura. Ela também foi professora, influenciando, de certa maneira, seus alunos a seguirem o mesmo caminho que trilhou. E não foi somente grande parte de seus alunos que optaram pelas artes. O talento de Marieta Lima foi propagado entre seus familiares, sendo que muitos de seus parentes herdaram sua vocação pela pintura.

Apesar de seus quadros possuírem estilos diversos, Marieta Lima, de acordo com sua filha, demonstrava um carinho maior pela pintura de elementos religiosos. "Ele pintou muitos quadros que mostravam a imagem de Jesus Cristo", diz Ivanilde Medeiros.

Marieta Lima aposentou-se na década de 1990, mas seu legado artístico e cultural permanecerá na lembrança de muitos mossoroenses por tempo indeterminado. 

Maricelio Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário