Seguidores

terça-feira, 21 de maio de 2013

Troféu Gonzagão 2013 reunirá mais de 100 artistas para celebrar a Cultura Nordestina

Diego Araújo - Campina Grande/PB em 20/05/2013

Nesta terça-feira, dia 21/05, a partir das 20h, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP será palco de um dos maiores eventos da Música Nordestina. O Troféu Gonzagão chega a sua 5ª Edição, considerado o Oscar da Música Nordestina, por reunir em uma única noite, os principais representantes desta vertente musical.

Em 2013, o Troféu Gonzagão vai prestar uma homenagear In Memoriam, ao artista paraibano Sivuca, e ainda ao casal Antônio Barros e Cecéu, e ao cantor Genival Lacerda pela contribuição que deram a música regional através das suas notáveis composições.

Genival Lacerda

Este ano 110 artistas participam da festa, nomes como Nando Cordel, Flávio José, Pinto do Acordeon, Amazan, Ton Oliveira, Capilé, Dorgival Dantas, Ademário Coelho, Alcimar Monteiro, Biliu de Campina, Trio Juriti, Três do Nordeste, Trio Nordestino, Toni Dumond, Maciel Melo, Josildo Sá, Cezinha do Acordeon, Sirano e Sirino, além do Maestro da Noite, Adelson Viana, confirmaram presença.

São esperados pela organização do Troféu Gonzagão mais de 1000 convidados, entre autoridades políticas, do judiciário, artistas, intelectuais e representantes da sociedade civil.

Na programação além dos shows, haverá uma série de homenagens, onde  Glorinha Gadelha, viúva de Sivuca receberá das mãos do cantor Fagner, o Troféu Gonzagão. Elba Ramalho entregará o troféu para o casal Antônio Barros e Cecéu, e o artista Genival Lacerda receberá o Troféu de João Gonçalves e Alcimar Monteiro.
  
Serão homenageados também os talentos artísticos culturais, que elevam a história de Gonzaga e da Cultura Nordestina, como o cineasta Breno Silveira, autor do filme “Gonzaga de Pai para Filho”, o Cantor Chico César, o Escritor, Pesquisador e Consultor da Música brasileira, Assis Ângelo, o Cartunista Fred Ozanan, e o Juiz de Direito Onaldo Rocha de Queiroga titular da 5ª vara cível da capital paraibana, autor do livro “Baião em Crônicas”.

 O Troféu Gonzagão é um reconhecimento público à trajetória de artistas regionais que cantam e tocam a música do Nordeste. A premiação acontece em Campina Grande e tem dois grandes objetivos: homenagear os nomes de destaque da música popular nordestina e premiar os artistas regionais que promovem o resgate e incentivo da cultura.

O Troféu já homenageou artistas consagrados como Marinês, conhecida como a “Rainha do Xaxado”, e também o paraibano Jackson do Pandeiro, considerado o maior ritmista da história da música popular brasileira. Tanto Marinês quanto Jackson do Pandeiro foram grandes responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino.

O Troféu Gonzagão é realizado pelo Centro de Ortodontia Integrado e Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, através do SESI com o Apoio cultural do Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande, UEPB, Sandálias Havaianas e Indústria Duraplast.

Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5326 ou 9924-8777.


Enviado pelo poeta, escritor e pesquisador do cangaço
Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário