Seguidores

sábado, 3 de agosto de 2013

João Wilson Mendes Melo - da Academia Norte Rio-Grandense de Letras

Foto: João Wilson Mendes Melo - da Academia Norte Rio-Grandense de Letras
João Wilson Mendes Melo

O autor e seus livros

“Não é demais afirmar que já basta, em grandeza, a colaboração concedida no ‘crescei-vos e multiplicai-vos’, pois ela é sem par na natureza divina e humana, aperfeiçoada pela concepção da paternidade responsável, que traduz a transcendência daquela ordem e as exigências do bem-estar humano no nosso tempo.”
João Wilson Mendes Melo

João Wilson Mendes Melo nasceu em Mossoró, às margens do rio do mesmo nome, no sítio denominado Canto dos Filgueiras, um dos lugares mais aprazíveis do Rio Grande do Norte.

Iniciou seus estudos na mesma cidade, concluindo o primário em Ceará-Mirim e o então secundário em Natal, no Colégio Santo Antônio, dos irmãos Maristas e no Atheneu Norte Rio Grandense. Bacharelou-se em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito de Alagoas, Maceió.

Dedicando-se à leitura dos autores brasileiros e franceses, começou desde cedo a redigir crônicas, artigos e alguns poemas que foram publicados nos jornais da época, sobretudo A República, o Diário e A Ordem. Pertenceu à Academia de Letras do Atheneu, iniciativa dos alunos do mesmo estabelecimento do ensino público estadual.

Sua atividade principal foi a de professor, tendo ensinado na Escola Técnica de Comércio e no Seminário de São Pedro, em Natal, posteriormente em faculdades incorporadas à Universidade.

Figura como um dos fundadores da Escola de Serviço Social, da Faculdade de Ciências Econômicas, da qual foi diretor durante oito anos; da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ocupando a função de vice-diretor; bem como da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, hoje Universidade Federal, UFRN, da qual é professor aposentado.

É membro da Academia Norte Riograndense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 25 da qual é Patrono o poeta Ponciano Barbosa, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Foi agraciado com o título de Cidadão Natalense, pelo Decreto Legislativo nº 600/02 da Câmara Municipal de Natal, em 17 de junho de 2002.

Foi homenageado com a medalha do mérito governador Dinarte Mariz, pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, em 9 de dezembro de 2005.

Colaborou por muito tempo nos jornais A Razão, A Ordem, A república, o Diário de Natal, o Poti, a Tribuna do Norte, A Verdade, o Jornal de Hoje, na publicação literária o Galo e nas Revistas do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e da Academia Norte Riograndense de Letras, e nas revistas Tempo Universitário e História, da UFRN.

Fonte: http://mendesmelo.wordpress.com

Enviado pelo pesquisador do cangaço: 
José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário