Seguidores

sábado, 31 de janeiro de 2015

TIÃO E OS OUTROS

Por Rangel Alves da Costa*

Em uma parte do sertão, aquela mais distante e onde o progresso voraz ainda não pensou em passar, ainda há uma vida muito comum, costumeira, singela, até repetitiva demais.

Assim no homem como no bicho e também na terra. O sol resolve acender noite e dia e assim permanece por anos a fio. A terra seca e fica esturricada, tendo por cima apenas gravetos e espinhos.

As pedras tomam os espaços das plantas e ao redor passam a reinar os seres das grandes estiagens. O mandacaru permanece altaneiro com seus braços abertos em prece e até florando entre os espinhos.

O calango sertanejo vive em correria por cima da terra em brasa. Num passo e já está em cima da pedra balançando a cabeça de canto a outro. O preá se protege do sol dentro da loca e aproveita as sombras do entardecer para arriscar a vida catando e roendo o inexistente.

Mais adiante uma vereda nua, um caminho sem curva, uma mesmice sem igual. Dificilmente alguém passa caminhando com espingarda à mão em busca do alimento do dia. Também quase não há mais o que acertar.

Tal é a paisagem tão conhecida por Tião e todos os sertanejos que por ali sobrevivem. As moradias são pobres, pequenas para o grande número de pessoas em cada casa. E lá dentro e ao redor um quase nada para encontrar.


Tião se atormenta com a estiagem, fica em tempo de endoidar se lhe falta trabalho que garanta a compra de um fubá de milho ou quilo de farinha seca. Ele e a mulher podem suportar o ronco das tripas famintas, mas a filharada não.

Vive com a riqueza do homem da terra. Um pote sem água, uma moringa vazia, uma panela esperando milagre. Parede de barro com retrato de família, imagens de santos e torno de pendurar arreios e cordas.

Um quintal sem cerca, duas braçadas de lenha, um fogo de chão. Galinha ciscando desde muito não existe. Um varal estendido e duas roupinhas esquecidas no meio do tempo. Não há fruta de pomar nem ovos de capoeira.

Mais adiante, Severino pinica o fumo de rolo, recorta a palha seca de milho, embrulha o cigarro e depois passa a língua para fixar as dobras. Limpa a enxada, amola o facão, ou repete o mesmo de todo dia esperando que tais objetos logo tenham serventia.

Zulmira procura pelo quintal três ramos de arruda. É difícil encontrar, mas precisa ao menos dos galhos secos para o benzimento de Joaninha. A moça chegou chorosa e dizendo que sentia estar carregada por alguma coisa ruim. Nada dava certo em sua vida, então precisava que a rezadeira afastasse de vez o mau olhado.

Clemência se vira como pode para colocar alguma coisa no fogo. Conseguiu comprar um quilo de tripa e bucho na feirinha e precisa pinicar para juntar na frigideira com o restinho de banha de porco. Bom mesmo era se tivesse ovos para misturar, mas não tem. Mas a meninada dessa vez não vai comer a farinha sem mistura.

Numa casa faltou gás pro candeeiro, na outra não há mais um pingo de sal. Então a vizinhança acorre nesse momento de precisão. Do mesmo jeito quando a colheita é boa e o feijão de corda é dividido entre muita gente.

Tibério, conhecedor dos mistérios sertanejos, sabendo ler na folhagem se a chuva logo voltará, caminha olhando atentamente em busca de um bom sinal. O sopro do vento e o gemido da folha sinalizam esperança. É nuvem de chuva que se forma adiante e logo pode arribar até ali.

Mas nem vento nem folha se balançado. Está tudo parado, como se nada mais acontecesse ou existisse. Assim como o sertão se sente de vez em quando.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário