Seguidores

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A PRISÃO DO CANGACEIRO ANTONIO SILVINO

Esta foto de Manuel Baptista de Morais, o cangaceiro rifle de ouro Antonio Silvino, pertence ao acervo do escritor e pesquisador do cangaço Honório de Medeiros. -  http://honoriodemedeiros.blogspot.com.br/2013/11/o-misterio-acerca-da-amante-do.html

Leia algo sobre ele: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Silvino

Antônio Silvino (ou Manoel Baptista de Morais, Ingazeira, 2 de novembro de 1875 — Campina Grande30 de julho de1944) foi um cangaceiro, filho de Francisco Batista de Morais e Balbina Pereira de Morais. Faleceu em Campina Grande, em casa de uma prima, no dia 30 de julho de 1944.

Apelidado de Batistinha ou Nezinho, inicia-se no cangaço em 1896, juntamente com o irmão Zeferino, após a morte do pai, o bandoleiro "Batistão do Pajeú".

Adota o nome de guerra de Antônio Silvino em homenagem a um tio, Silvino Aires Cavalcanti de Albuquerque, também bandoleiro. Por outros, é apelidado de o "Rifle de Ouro". Conforme a pesquisadora da Fundaj, Semira Adler Vainsencher, ele representou, um pouco antes de Lampião, o mais famoso chefe de cangaço, substituindo cangaceiros célebres tais como Jesuíno Brilhante, Adolfo Meia-Noite, Preto, Moita Brava, o tio - Silvino Aires - e o próprio pai.

Entre suas façanhas, arrancou trilhos, prendeu funcionários, e sequestrou engenheiros da Great Western, que implantava o sistema ferroviário na Paraíba.

Nesse estado, um dos seus maiores perseguidores, nos primeiros anos do Séc. XX, foi o alferes Joaquim Henriques de Araújo, que mais tarde viria a ser Comandante da Polícia Militar paraibana. Em Pernambuco, uma década depois, foi perseguido pelo alferes Teófanes Ferraz Torres, delegado do município de Taquaritinga, que finalmente o prendeu em 1914, no governo do general Dantas Barreto.

Tornando-se o prisioneiro número 1122, da cela 35, do Raio Leste da antiga Casa de Detenção do Recife, teve comportamento exemplar.

Em 1937, é libertado através de um indulto do presidente Getúlio Vargas.

http://meumundojosemendespereira.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário