Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2016

A CARNE É FRACA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 29 de novembro de 2016 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.598

É óbvio se dizer que o anúncio do governo estadual sobre construções de matadouros foi bom, muito bom, excelente.

A notícia é que será construído um matadouro em Matriz de Camaragibe, Região Norte, com capacidade de abate de 100 animais por dia no que será frigorífico público. O referido matadouro atenderá, segundo o comunicado, aos municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, São Luiz de Quitunde, Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, entre outros.

Arredores de matadouro.

Nada demais lembrar que dois novos matadouros regionais estão em fase final de conclusão, o de Viçosa e de Murici.

Ainda se noticia que o governo estadual pretende construir matadouros em Santana do Ipanema, União dos Palmares e Penedo. 

Diante do que vimos ficamos sem saber por que os marchantes, como os de Santana do Ipanema, por exemplo, que são mais de duzentos, não se uniram para a construção do frigorífico. Tantos homens esperando apenas o dinheiro do governo para o trabalho. Sem liderança, sem união, cada qual puxando o naco maior do lucro para si e o povo sabendo de todo tipo de carne, até reses cancerosas que procuram vaga no descuido da vigilância. 

Os matadouros de quase todas as cidades de Alagoas recordam os tempos medievais. Não são matadouros, são “matanças” onde a podridão domina o núcleo e a periferia das machadadas. Muitas pessoas que visitam esses lugares chegam a vomitar e abandonam o consumo de carne bovina desses antros. Alguns deles foram fechados, mas o jeitinho político da imundície fez reabrir alguns, levando até à mesa a ignomínia que o povo come.

Essas “matanças”, sem as mínimas condições de higiene, são semelhantes às fabriquetas de queijo que de vez em quando são fechadas e perdem toneladas do produto com moscas para a Vigilância.

Dentro do século XXI com os pés no século XV, a mentalidade humana é pior do que a dos bichos. “Morra quem quiser, deixando o lucro é o que vale”, pensam muitos assim. Quando faltam gatos, os ratos tomam conta. Bem que o governo, nesse caso, vai ao rumo certo, mas se depois das construções não houver rigor na vigilância, o população voltará ao prato de ontem. 



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário