Seguidores

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

DC - COLUNA DE NOTÍCIAS 753. (ANESO SLIDE: TESTE DE DNA).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano IX – Edição nº 753 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Estimados/as Amigos/as:
O bairro em que moro, tem uma população tão volumosa que não sei, precisamente, o número de habitantes. Mas como fica no centro do Alto de São Manoel, creio que o Planalto Treze de Maio está na contabilidade de pelo menos 35% da população de Mossoró. Duas avenidas bem extensas formam “Y” e cada uma delas têm extensão para mais de 2,5km. Trata-se da Sérvulo Marcelino e Joaquim Afonso, a primeira já tem o benefício de asfaltamento e semáforos. Já a segunda, não tem esse fluxo de automóveis por falta desse asfaltamento e outros benefícios como luminárias adequadas e coleta de lixo frequentes. São vários condomínios instalados pelas redondezas e um grande conjunto habitacional – Inocoop. Estou tornando público esse assunto, devido um debate aberto nessa semana num grupo de moradores do Condomínio Alto da Bela Vista que habita 192 unidades habitacionais, e esses moradores pretendem pleitear o asfaltamento do Av. Joaquim Afonso, ótima ideia e que forças sejam somadas juntos aos demais condomínios e principalmente moradores da citada avenida. Vamos em frente pessoal, fazer levantamento de dados para solicitar das autoridades essa importante providência. Aqueça avenida bem cuidada dá outro aspecto ao bairro e inibe ações dos vândalos. Boa leitura nobre leitor/a!

VEJA COMO GARANTIR O SAQUE DAS CONTAS INATIVA DO FGTS. Com a perspectiva de sacar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), muitos trabalhadores começaram a buscar seus extratos para saber quanto e se terão direito à sua retirada, que será liberada entre março e julho.
Como muitos estão procurando essas informações pela primeira vez, só agora estão percebendo que têm falhas nos registros da Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do fundo. Um caso bastante comum é o do trabalhador que descobre ter dois números de PIS, ou um número de PIS e outro chamado NIS (Número de Informações Sociais).
O advogado Danilo Santana diz que esse último caso pode ter ocorrido porque, em vez de pedir o NIS do trabalhador, o departamento pessoal da empresa fez uma nova inscrição.
A falha é similar ao caso do trabalhador com dois números de PIS diferentes, que pode ter sido causada por uma nova inscrição feita por um empregador, mas também quando uma carteira de trabalho é extraviada. As novas carteiras, digitais, trazem o PIS impresso na primeira página. Já nas antigas, o número era registrado em "anotações gerais".
Santana considera que, apesar das muitas dúvidas, e diversas situações encontradas pelos trabalhadores nos extratos, a informação mais importante é a data de saída do trabalho, pois é isso que permitirá acesso ao dinheiro. O governo Temer (PMDB) promete divulgar no próximo mês um calendário de saques de contas inativas até 31 de dezembro de 2015.
O advogado considera, porém, que algumas falhas poderão atrasar o saque, como inconsistências nos dados registrados no sistema. "Pode atrasar um pouco porque vão conferir todos os dados e o trabalhador pode ter que apresentar outro documento que confirme as informações lançadas”. FONTE: Folha Online - 30/01/2017, na base de dados do sito: sosconsumidor.com.br/.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (534) – Caros amigos e amigas, minha revolta perdida... . Mais um assalto... . Há pouco soube que uma jovem estudante, quase todos os dias passa aqui em frente à minha casa (moro a 50 metros da cerca da UERN), a uns 250m da entrada lateral, perto da quadra de exportes. Vários estudantes moram nessas proximidades e já foram assaltados por aqui, inclusive vizinhos e familiares, é sempre o mesmo modelo - motos, no geral jovens, em dupla.
Não tenho arma de fogo em casa, pois não tenho porte, as vezes penso, melhor assim, pois sinceramente, atirava em caso sem pena, caso ainda pegar um deles, não sei o que vai acontecer, comigo ou com eles. Minha mãe foi quem acolheu a pobre moça em estado de choque, é revoltante! Eram brancos, com certeza, têm casa, comida e roupa lavada, eles não têm é disposição e vontade de trabalhar duro, estudar e ganhar dinheiro de forma honesta! Vitimismo social é algo que não suporto como justificativa nestes casos! A verdade que é uma revolta perdida! Falei... . José Walter Silva, via facebook, em 30/01/2017.

FIQUE SABENDO... “Após décadas pregando a não violência, Gandhi é assassinado a tiros em 1948”. Por Max Altman – do Opera Muni. FONTE: http://www.brasildefato.com.br/.
Gandhi foi uma grande influência em outros líderes que lutaram contra o racismo e o colonialismo como Nelson Mandela e Martin Luther King.
O "pai da nação indiana" é assassinado em 30 de janeiro de 1948 em Nova Delhi com três tiros desferidos pelo extremista indu Nathuram Godse, em uma oração pública. Godse reprovava em Gandhi o fato de ser muito tolerante com os indianos muçulmanos.
Durante décadas, Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma Gandhi, tinha professado a não-violência radical, a “ahimsa” e a resistência passiva contra o ocupante britânico. Gandhi tinha escolhido se fazer ouvir pelo jejum político até obter a satisfação de suas reivindicações.
Gandhi foi uma grande influência em outros líderes que lutaram contra o racismo e o colonialismo como Nelson Mandela e Martin Luther King. Em uma entrevista em 1957, Luther King fala sobre essa influência:
“Eu já tinha ouvido falar de Gandhi. Mas eu me lembro de ter ouvido uma mensagem do presidente da Universidade de Howard, o Dr. Mordecai Johnson, que acabara de voltar da Índia. Ele falou sobre sua viagem à Índia, sobre a filosofia de Gandhi, e a resistência pacífica não violenta. Eu fiquei tão profundamente comovido com a mensagem que quando fui embora comprei vários livros sobre Gandhi e suas táticas. Eu fui profundamente influenciado por Gandhi, sem perceber que iria viver em uma situação onde ele me seria significativo e útil”.
Gandhi teve, em 1888, a oportunidade de estudar direito na Inglaterra. Em 1891, retornou a Índia, e em 1893 aceitou um contrato para trabalhar na África do Sul.
Lá se submeteu às leis racistas sul-africanas que restringiam os direitos dos trabalhadores indianos. Em 1906, Gandhi organizou a primeira campanha da satiagraha, ou seja, desobediência civil em massa. Após sete anos de protestos, negociou um acordo com o governo sul-africano.
Em 1914, Gandhi regressou à Índia, iniciando uma vida de abstinência e espiritualidade, apartado da política. Defendeu o Reino Unido na Primeira Guerra Mundial, mas, em 1919, lançou uma nova satiagraha em protesto contra a conscrição militar obrigatória de indianos. Milhares atenderam ao seu chamamento e em 1920 já era o líder do movimento de independência.
Organizou o Congresso Nacional Indiano como uma força política, deslanchando um boicote maciço aos produtos, serviços e instituições britânicas.
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Gandhi lançou o movimento "Quit India" (Retirem-se da Índia) em 1942, que clamava pela retirada total dos britânicos. Gandhi e outros líderes nacionalistas ficaram presos até 1944.
Com a chegada de novo governo em Londres em 1945, as negociações recomeçaram. Gandhi queria uma Índia unificada, mas a Liga Muçulmana, cuja influência havia crescido durante a Guerra, discordou. Após extensas tratativas, Londres concordou em criar, em 15 de agosto de 1947, dois novos Estados independentes: a Índia e o Paquistão. Pouco demorou para que a violência explodisse entre hindus e muçulmanos.
Foi no curso desses conflitos que ocorreu o assassinato de Gandhi, dois milhões de indianos assistiram aos seus funerais.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: O IF – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da BA realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 69 (sessenta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES e TÉCMOCP-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas no período de 02/03 a 02/04/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.114,67. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
CE: A Prefeitura de Chaval/CE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 162 (cento e sessenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03/02/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA! – “Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!” Dia 29: Edy Lemos – Cantor, Elias Ribeiro – Autônomo, Márcio Alexandre e Marcos Antônio Ferreira – Jornalistas (29); Evania Batista – Podófila, Raimundo Nonato Sobrinho “O Cinquentinha” (1953) e Prof. William Pereira (1959) (30); Profª. Hélderi Negreiros – UERN (31); Profª. Brígida Lima – UERN e Marcos Romualdo – EMATER (1º); Adriana Vieira – CM 8, Goretti Freitas – FUNDAC e Prof. João Paulo – FAD (02); Marcos Tinoco – Bancário, Nazaré Davi – Adv., Roselita Vieira – Facebook e Profaª. Socorro Freitas (03). E dia 04: Josafá Inácio da Costa e Ossivaldo Carlos - Professores.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: “Obrigado pela leitura, Hermes. Cada vez melhor. Um abraço. Dinízio do Apodi”. – Bravo Dinízio, obrigado pela deferência ao trabalho, e a recíproca é verdadeira! Saúde e paz pra você, equipe e demais familiares.
= HÁ 71 ANOS! Posse do 16º Presidente do Brasil - Eurico Gaspar Dutra (Cuiabá,18/05/1883 - Rio de Janeiro, 11/06/1974) foi um militar brasileiro, mando de 1946 a 1951 e o único presidente oriundo do atual estado do Mato Grosso. No entanto, o presidente Jânio Quadros nasceu em Campo Grande, em 1917, quando o Estado do Mato Grosso do Sul não havia sido criado e essa cidade ainda pertencia ao Mato Grosso. A posse se deu em 31/01/1946.
= E HÁ 91 ANOS! Êxodo dos mossoroenses pela chegada da Coluna Revolucionária à São Miguel/RN (distante 40 léguas – 190Km de Mossoró) - chefiada por Luiz Carlos Prestes, em 29/01/1926.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 711/2016 (de 09/01), tratamos dos seguintes temas:Homem é condenado por publicar mensagens racistas no Orkut; Marcos Pereira, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (493) por Luiz Carlos Dambroski. E na edição nº 712/2016 (de 30/01), tratamos dos temas: Deputado é cassado por ter aparecido demais em jornais durante a campanha; SINAI ajuíza Dissídio Coletivo, 2014/2015, da DATANORTE; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (494) por Iram Oliveira;Fique sabendo... “França, novembro de 1984... Não, de 2015 (parte 2)”. Por Vantiê Clínio, Doutor em Ciências Sociais pela UFRN.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um cantor brasileiro. Começou sua carreira na década de 1940 como integrante de diversos grupos vocais: Anjos do Inferno (que chegou a viajar aos Estados Unidos acompanhando Carmen Miranda), Namorados da LuaQuatro Ases e Um CuringaMilionários do Ritmo, Cancioneiros do Luar. Na década de 1960 lançou seu primeiro disco solo, "Um Novo Astro", iniciando uma carreira de enorme sucesso no início da década, marcada pela sua voz anasalada, afeita aos sambas de teleco-teco e às canções românticas. Se consagrou com o sucesso Mulher de 30. Com essa música ganhou muito dinheiro e o reconhecimento do público. Recebeu vários prêmios, participou dos principais programas detelevisão da época e de um filme estrelado por Mazzaropi. Recentemente havia lançado um CD com as participações de nomes como Chico BuarqueElza Soares e Martinho da Vila, entre outros. Com a música “Mulher de 30”, nosso homenageado ganhou o reconhecimento do público. Recebeu vários prêmios, participou dos principais programas de televisão da época. No total, gravou mais de cem discos, mas na década de 70, com o declínio do seu gênero musical, saiu de cena nas grandes capitais, concentrando suas apresentações em cidades do interior. O sambista também animou carnavais com marchinhas como "Nós os carecas". No aniversário de 70 anos, em 1998, lançou o CD "Miltinho Convida", com elenco de alguns de seus aprendizes confessos, como João Nogueira, João Bosco, Luiz Melodia, Chico Buarque, entre outros. Já gravou também com Zeca Pagodinho, Elza Soares, Martinho da Vila, Ed Motta e Mariana Baltar. Como intérprete, lançou João Nogueira e Luiz Ayrão. “Rei do Ritmo”, “Mulata assanhada”, “Palhaçada”, “O conde”, “Laranja madura”, “Volta” e “Menino moça” são outros de seus sucessos, que lhe renderam o apelido de "Rei do Ritmo". "A vida, a meu ver, como ritmista, é um ritmo. Você tem ritmo para andar, para pegar ônibus... Se bobear, tropeça e cai", disse o cantor em entrevista para o documentário "No tempo do Miltinho" (2008), de André Weller. "Eu não sou astro de coisa nenhuma. Sou apenas um mero cantor de samba. O que me honra muito", definiu-se. Também no filme, vencedor do prêmio de melhor curta brasileiro no festival É Tudo Verdade de 2009, Elza Soares, uma de suas parceiras, elogia: "A divisão de Miltinho, acho que ele tem ritmo até na ponta da orelha (...) Para mim, ele é único". De acordo com a filha de Miltinho, ele havia parado de fazer shows há quatro anos, desde quando foi diagnosticado com princípio do mal de Alzheimer. Morte - Em 07/09/2014, morreu aos 86 anos vítima de uma parada cardíaca, no Hospital do Amparo, zona norte do Rio. O cantor deixou uma prole de canções, que montam o grande legado do samba no Brasil. Reportamo-nos sobre MILTON SANTOS DE ALMEIDA (in-memorian), mais conhecido como MILTINHO, (nascido a 31/01/1928, Rio de Janeiro/DF e faleceu em 07/09/2014 (cidade de origem aos 86 anos). Sua discografia consta com de 100 (cem) discos. Dotes musical: vocal e pandeiro. Gênero: Samba, Samba-canção e Sambalanço. FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Miltinho_(cantor)..
- Dia: hoje é Dia da Não Violência, Dia da Saudade, Dia de Gandhi e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Amanhã (1º) será Dia do Eletricitário e Dia do Publicitário.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de combate à violência, apreciadores de histórias de quadrinhos, aos eletricitários e publicitários.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
O menino cansado (Poesia de Rosângela Trajano).

Cansou o menino
de correr atrás do vento
de subir o muro da escola
de gritar cai tanajura
de pegar o fruto no alto da árvore
de olhar às formigas
de fingir quietude
de morder a rapadura
de jogar pedra na lua
o menino cansado
dorme com o brinquedo abraçado.
QUEM canta...
“Ninguém é de ninguém, na vida tudo passa / Ninguém é de ninguém, até quem nos abraça / Não há recordação, que não tenha seu fim / Ninguém é de ninguém, o mundo é mesmo assim...”.(“Ninguém é de Ninguém” – Composição: Umberto Silva. Canta: Miltinho).
... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho 1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiao José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário