Seguidores

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

FORRÓ E CANGAÇO

Por Sérgio Lucas - FORRÓ É MPB

O fenômeno do cangaço, que assolou o Brasil na primeira metade do século XX e cujo desfecho se dera em 1938, com a morte de Lampião, Maria Bonita e mais nove integrantes do Bando, na Grota do Angico, então município de Porto da Folha/SE, atualmente Poço Redondo, do mesmo Estado, deixou suas marcas, também na cultura musical.

Gonzagão montado a cavalo, trajando a vestimenta de vaqueiro. Foto: Divulgação - http://ativarsentidos.com.br/audicao/luiz-gonzaga-o-matuto-que-virou-rei

Os menos iniciados imaginam ora que a indumentária do pioneiro Luiz Gonzaga é a veste típica do vaqueiro, ora que seja a vestimenta do cangaceiro. Na verdade é uma junção: o gibão, espécie de casaco de couro, é roupa de proteção daquele que lida com o gado. Já o chapéu é obra da engenhosidade de estilista e costureiro de Lampião.

Lampião - Fonte da foto: - https://tokdehistoria.com.br/tag/lampiao/

Fácil diferenciar: seria impossível percorrer grandes marchas – rotina dos cangaceiros – com um pesado casaco que serve para proteger os vaqueiros dos espinhos da caatinga quando em perseguição às reses. De outro lado, aquele chapéu enfeitado e grande seria inútil para os lidadores com gado, porquanto se enganchariam nos mesmos espinhos e galhos retorcidos da vegetação.

A vestimenta dos bandoleiros é a inspiração para as quadrilhas juninas do nordeste.

https://www.youtube.com/watch?v=eIoctvjhVHY

Bem, mas voltemos à música: o xaxado "Mulher Rendeira" e a marchinha "Acorda Maria Bonita" são umbilicalmente ligados ao cangaço. Ambas foram gravadas por Antonio dos Santos, o cangaceiro de alcunha Volta Seca, em 1957, no disco Cantigas de Lampião.

Antonio dos Santos o Volta Seca

Mulher Rendeira, embora registrada no ECAD por Alfredo Ricardo do Nascimento, o Zé do Norte, tem a sua autoria atribuída por pesquisadores ao próprio Lampião. 

Poeta Zé do Norte - http://culturablogg.blogspot.com.br/2010/07/ze-do-norte-um-icone-da-musica.html

Seria uma homenagem à sua avó materna, dona Jacosa. (Sorte de quem registrou que ele não estava vivo para reivindicar os seus direitos!).

Dona Jacosa avó de Lampião -  http://portaldocangaco.blogspot.com.br/2012/02/fotos-ineditas-de-dona-jacosa-vieira-do.html

Essa música era cantada pelos cangaceiros até mesmo durante as suas investidas e combates, como, segundo reza a história, teria ocorrido quando da tentativa frustrada de invadir Mossoró/RN, em 1927.

https://www.youtube.com/watch?v=qAntbFRYkms

Acorda Maria Bonita teria sido composta nos inícios dos anos trinta, logo após o ingresso de Volta Seca no grupo cangaceiro. É uma marchinha carnavalesca. Contudo, diversas são as suas versões para o forró.

Sérgio Lucas, sergipano,
Juiz de Direito, Compositor, Poeta, Cantador e Escritor.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário