Seguidores

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

GENTE DE LAMPIÃO

Por Geraldo Júnior

Na intimidade de Sila... ex-integrante do bando de Lampião.

Acredito que o grande sonho de toda mulher que um dia se embrenhou, voluntariamente ou não, nas veredas cangaceiras, era um dia abandonar aquela vida infernal e ao lado de seu Cabra constituir família e levar uma vida normal como as outras mulheres. Fato é que muitas não tiveram essa oportunidade, tiveram seus sangues derramados através das armas inimigas ou até mesmo pelas mãos de seus companheiros. Tiveram seus sonhos e projetos destruídos pela escolha que fizeram ou por terem sido forçadas a acompanhar os cangaceiros que as escolheram como suas amantes.

Sila (Foto) foi uma das mulheres que tiveram a sorte de sobreviver ao cangaço e ao lado de seu companheiro Zé Sereno, antigo chefe de subgrupo do bando de Lampião, teve a oportunidade de reconstruir sua vida, constituir família e de possuir um lar.

Sila prestou importante contribuição para o resgate histórico do cangaço ao expor suas memórias em livros e prestar importantes depoimentos que serviram como base para tantos outros trabalhos.

A fotografia acima em que aparece Sila (Ilda Ribeiro de Souza) durante afazeres domésticos é uma entre tantas outras que foram a mim cedidas por sua filha Gilaene “Gila” de Souza Rodrigues (In memorian).

Fica o registro.

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://cangacologia.blogspot.com.br/2018/01/gente-de-lampiao.html?spref=fb

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário