Seguidores

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O CLÁSSICO "VOLTA SECA" DE NERTAN MACEDO


Por Geziel Moura

Sabem quando vc encontra um livro que há muito procurava? E este livro te captura desde a contracapa? Pois é, refiro-me ao clássico "Volta Seca: O Menino Cangaceiro" de outro autor Clássico da história do nordeste, Nertan Macedo.


Este autor foi o primeiro, que publicou trabalho específico sobre o cangaceiro Antônio dos Santos, o Volta Seca, a escritura da obra é irrepreensível, não se trata apenas de simples biografia do cangaceiro, tão batida na historiografia do cangaço, mas interessante e profunda análise, do ponto de vista social, dos cangaceiros infanto- juvenis, que adentraram o bando de Lampião.


O autor baseia seu trabalho em outros importantes escritores que tiveram acesso a Volta Seca: Estácio de Lima que entrevistou o cangaceiro, no período em que estivera preso em Salvador, cuja matéria encontra - se em seu livro "Mundo Estranho dos Cangaceiros", outro clássico da literatura do cangaço; Joel Silveira que esteve com Volta Seca, Saracura, Labareda, Deus-te-Guie, Caracol e Cacheado, também na Penitenciária de Salvador, e que ensejou na excelente matéria da Revista O Cruzeiro de 02.12.1944.


Não restam dúvidas de que ninguém falou mais de Volta Seca, que ele próprio (O Globo, O Cruzeiro, Revista Manchete, O Pasquim, Estácio Lima, Joel Silveira), mas ninguém escreveu melhor que Nertan Macedo.


Para mostrar um pouco da narrativa do trabalho de Nertan Macedo de 1982, segue o texto da contracapa do livro, escrito por Joel Silveira, vale a pena sua leitura.




Imagens: Capa do livro "Volta Seca, o Menino Cangaceiro" de Nertan Macedo, Revista O Cruzeiro de 02.12.1944, Revista Manchete de 07.02.53.

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://bogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário