Seguidores

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

O LEITE DO PINHÃO NA FESTA DO LEITE

 Clerisvaldo B, Chagas, 13/14 de setembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.586

Começou dia 10 e teve encerramento dia 12 (ontem) a II FESTA DO LEITE que acontece distante da sede de Santana do Ipanema, exatamente no sítio Pinhãozeiro. O evento foi realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos mais a Associação dos produtores de Leite do Sítio Pinhãozeiro. A festa teve apoio do Governo Estadual, do deputado Isnaldo Bulhões, da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e da Cooperativa dos Produtores Leiteiros de Alagoas (CPLA).

O pinhão ou Pinhãozeiro, é uma planta de frutos explosivos e produz um leite medicinal. É usado contra picadas de cobras e nos jardins das casas para evitar energias negativas. O sítio Pinhãozeiro está situado na zona serrana de Santana do Ipanema, entre 10 e 12 km da sede e com saída para Águas Belas (PE) por atalho de terra (por dentro). Fica muito perto do povoado santanense São Félix, porém, situado em outro ramal. Durante a Festa do Leite houve o II Torneio Leiteiro, A I Corrida de Jegue, a Exposição de Animais e show musical com Frank Balada, além da presença de um parque de diversões.

Com a Festa do Leite na zona rural, mostra-se que é possível realizar significativos eventos foras da sede do município como aconteceu por diversas vezes a grande exposição no Parque Izaías Rego, ao lado da AL-120. Além de animar os produtores rurais, o estímulo gera uma circulação enorme do real e assegura novas investidas no desenvolvimento do campo.  O agrônomo Jorge Santana, continua prestigiado no cargo da Agricultura onde desenvolve auspiciosos trabalhos de reconhecidas relevâncias.

Para se chegar ao Sítio Pinhãozeiro ou sai da cidade pela rua do Colégio “Cepinha ou pelo Bairro Lajeiro Grande seguindo pelo sítio Barroso e Camoxinga dos Teodósio.

Parabéns a todos e à zona rural habitada por uma população valorosa e guerreira.

(FOTO: PREFEITURA/DIVULGAÇÃO)


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário