Seguidores

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

OS CARNEIROS E O SENADOR

 Clerisvaldo B. Chagas, 31 de agosto de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.581



 

Para a felicidade do município de Senador Rui Palmeira, situado no alto Sertão de Alagoas, o governador acaba de autorizar a obra asfáltica de 8 km que ligará esta cidade à cidade de Carneiros. A obra está orçada em 15 milhões que trarão a euforia para ambos os municípios. Assim, Senador Ganha mais uma rodovia, pois já é ligada a São José da Tapera e Piranhas. Como Carneiros e Santana do Ipanema ganharam ligação asfáltica há pouco, complementarão a boa nova incluindo no circuito a cidade de senador Rui Palmeira.

Antes chamada de Riacho Grande, a cidade de Senador Rui Palmeira teve início com uma fábrica de corda de caroá a qual o povo a chamava de Usina. Banhada pelo rio Riacho Grande, havia recebido sugestão de Frei Damião para continuar com esse título. Mas, por outros interesses, ficou a cidade com o nome do Senador que fora dirigente de Alagoas. O Riacho Grande banha a cidade e deságua no rio São Francisco. O nome já diz que o caudal possui uma boa calha. O município também é cortado pelo Canal do Sertão, a cidade é limpa, ensolarada e tem o destaque permanente da sua culinária sertaneja.

Senador Rui Palmeira já pertenceu a Santana do Ipanema, permanecendo fiel na amizade, no intercâmbio comercial e na Cultura. Como agora a distância entre ambas será apenas um pulo de menos de meia hora, os laços se estreitarão mais ainda, permitindo assim um progresso integrado no peito da região sertaneja. Vale à pena passar um dia em Senador pesquisando tudo, principalmente se for um dia de feira, uma das maiores dessas bandas.

A última vez em que estivemos ali foi de passagem para o sítio Cava Ouro, onde lançamos nosso livro “Lampião em Alagoas.”

SENADOR (FOTO: PREFEITURA/DIVULGAÇÃO)

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/08/oscarneiros-e-o-senador-clerisvaldob.html

http:/blogdomendesemendes.bloghspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário