Seguidores

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

MÉDIO SERTÃO E BACIA LEITEIRA

 Clerisvaldo B. Chagas, 11 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.611

Já falamos aqui sobre o Alto Sertão Alagoano e, agora falaremos sobre o chamado Médio Sertão e Bacia Leiteira de Alagoas. As dúvidas sobre os assuntos são constantes, mas chegou a hora dos esclarecimentos. Fazem parte do considerado Médio Sertão Alagoano as cidades: Santana do Ipanema, Dois Riachos, Olivença, Olho d’Água das Flores, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco.

Quanto à Bacia Leiteira de Alagoas, abrange uma área de 2.782.90 Km2 e é composta por 11 municípios destaques na produção de leite. São eles: Cacimbinhas, Major Izidoro, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Palestina e Pão de Açúcar. É bom saber que a área possui 8.657 agricultores familiares, 357 famílias assentadas e 12 comunidades quilombolas.

Veja que nem todos os municípios do Médio Sertão pertencem à Bacia Leiteira. Mas também a Bacia Leiteira não é só formada por municípios do Médio Sertão.

Veja também que cidades como Minador do Negrão, Cacimbinhas e São José da Tapera não estão incluídas como Médio ou Alto Sertão. No caso, não temos conhecimento dos critérios usados nessa classificação.

A central da Bacia Leiteira de Alagoas São os município de Major Izidoro, Batalha e Jacaré dos Homens. Isso não quer dizer que muitos outros municípios sertanejos que oficialmente não fazem parte de Bacia, não produzam leite. Todos os municípios vivem da agricultura e da pecuária leiteira.

MAJOR IZIDORO (CRÉDITO: IBGE).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário