Seguidores

sexta-feira, 22 de julho de 2022

SERTÃO DAS FERRAMENTAS

Clerisvaldo B. Chagas, 22 de julho de 2022

Escrito Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.738

Como o Brasil é cheio de gírias, temos visto aqui no Sertão o nojo pelo sujeito manhoso, enganador, “cabra peste” que está sendo chamado de “picareta”, principalmente o tipo de político que se encaixa acima. Mas, por que chamam o indivíduo de picareta que é apenas uma das ferramentas usadas nas construções e na Agricultura? Talvez seja porque a picareta tenha duas extremidades de uso que servem para cavar a terra e arrancar pedregulhos também. Uma extremidade é pontuda, a outra é chata para o uso conforme a necessidade. A gíria pegou pelo Brasil inteiro e a ferramenta da roça ganhou notoriedade negativa. Foi não foi, você se depara com um picareta na política, na repartição, na vizinhança... Nas ruas.

PÃO DE AÇÚCAR (FOTO: ALAGOAS NA NET).

E como estamos falando em ferramentas, utilizamos ainda no campo a faca, o facão, a foice, o machado, a enxada, o enxadeco, o livião...  O cavador. Algumas dessas palavras o dicionário nem registra, ferramentas, algumas delas, variam de pronúncia conforme a região brasileira. Essas ferramentas que ainda possuem o valor do ouro em nossa agricultura sertaneja nordestina, chegavam ao Sertão alagoano transportadas para os nossos ancestrais, primeiramente em navios vindos de Salvador ou do Recife que entravam pela foz do rio São Francisco e subiam até Pão de Açúcar que era o grande porto da época. Ali, frotas de carros de boi (até 20 carros) e tropas de burros desciam de várias partes do Sertão para o desembarque dos navios e também a fim de transportarem essas ferramentas para outros núcleos sertanejos, mas também abasteciam os navios com nossos produtos: couro, peles, carne-de-sol, madeira e muito mais.

Estradas para a Capital ainda não havia e todo percurso era feito pelo mar e Rio São Francisco. Mas as ferramentas não deixaram de aparecer nos armazéns que vendiam de tudo: ferramentas, charque. Bacalhau, arame farpado, querosene, munições e muitas outras coisas. Nessa época não se chamava ninguém de picareta. O sujeito ruim, manhoso, não confiável, era tido como cabra-de-peia, cabra de aió, cabra safado...

E assim o Brasil continua com suas gírias, criando várias em uma só e continuadas gerações. E se você é agricultor, vai dizer:

Coitada da picareta!

 http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/07/sertaodas-ferramentas-clerisvaldob.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário