Seguidores

sábado, 12 de agosto de 2023

NAZARÉ DO PICO, E UM ENCARDIDO NAZARENO... - Diário de Viagem - Nazaré do Pico Floresta, Dia 27-12-2010 - 10h 25min

Por Manoel Severo

Tenente João Gomes de Lira e a homenagem do Cariri Cangaço

Da fazenda São Miguel, novamente retornando à PE 390, seguimos rumo a Floresta, não sem antes pararmos para também prestar uma das mais justas homenagens do Cariri Cangaço. Depois de 19 km chegamos a famosa Nazaré, antes Carqueja, Nazaré do Pico, enfim... o solo sagrado onde nasceram e viveram os mais ferrenhos e corajosos perseguidores de Lampião: Os nazarenos , terra de João Gomes de Lira.




Quem chega ou passa por Nazaré, muitas vezes não percebe aquela figura notável, sentado sob uma sombra imensa de uma das poucas árvores defronte aquela simpática casa de alpendre, bem de frente ao cemitério da pequena localidade. Pelas manhãs e sempre ao final da tarde, o Tenente João Gomes de Lira, um dos últimos combatentes de Lampião que ainda estão com vida, e um dos lendários nazarenos, se mantém ali, em sua cadeira de rodas, como o grande paladino e guardião protetor, de sua Nazaré.
.

Danielle Esmeraldo e Ricardo Sabadia em visita ao Tenente

Nascido em 03 de Julho de 1913, hoje com 97 anos; impossível não se contagiar com a elegancia, a atenção e a delicadeza deste grande e bravo combatente das caatingas. Filho do lendário Gomes Jurubeba, primo dos não menos famosos; Euclides, Manoel e Odilon Flor, David Jurubeba, Manoel Neto, e tantos outros que deram sua vida ao combate do banditismo, Tenente João Gomes de Lira, recebeu do Cariri Cangaço um justo Certificado de Honra ao Mérito por toda sua história em prol da justiça e da cidadania.



Nenhum comentário:

Postar um comentário