Por: Rostand Medeiros
Fazia mais de dez anos que não visitava a cidade paraibana de Baía da Traição. Em um domingo chuvoso decidi rever esta interessante área do litoral da Paraíba, tão cheia de marcantes fatos do período colonial.
Mas fiquei verdadeiramente impressionado com uma outra situação; o avanço do mar.
Uma situação é você frequentar um determinado local e acompanhar as mudanças promovidas principalmente pela mão humana. Outra é depois de um tempo retornar a um local e perceber a força da natureza avançando sobre aquilo que o homem modificou. A modificação da linha de praia é claramente visível.
Chama atenção a quantidade de casas de veraneio já destruídas. Quem tem grana praticamente gasta em material de construção o preço de fazer outra casa, construindo um enorme muro de arrimo a guisa de proteção contra as ondas. Mas parece que a conquista do mar sobre as casas é só uma questão de tempo.
Tive oportunidade de conversar com algumas pessoas da localidade. Todos se mostram extremamente preocupados com o que poderá acontecer no futuro.
A Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo
No Rio Grande do Norte existem locais que também sofrem este avanço das águas, mas confesso que fiquei impressionado com o que vi em Baía da Traição.
Rostand Medeiros
Extraído do blog: "Tok de História", do historiógrafo:
Rostand Medeiros
Clique nos links para ler os artigos que você ainda não leu
Nenhum comentário:
Postar um comentário