Por: João de Sousa Lima
A Escritora Luitgrad realizou palestra em Paulo Afonso, em comemoração a Semana Delmiro Gouveia.
Leiam a abaixo noticia sobre o evento vinculada no Jornal Folha Sertaneja On line, de Antonio Galdino:
Semana Delmiro Gouveia discute o desenvolvimento do sertão e homenageia Luiz Gonzaga
Antônio Galdino
A 15ª Semana Delmiro Gouveia começou em Paulo Afonso, nesse domingo, dia 3 de Junho, por uma iniciativa do Professor Edvaldo Nascimento, coordenador da programação organizada pela Fundação Delmiro Gouveia e continua na cidade de Delmiro Gouveia até o dia 05 Junho com intensa programação, com atividades que vão desde peças teatrais, exposições, ciclo de palestras, missa, exibição de filmes, visitas culturais e apresentações de Joquinha Gonzaga, Vicente Nery e Eliezer Setton.
A abertura da Semana começou com uma série de palestras realizadas no auditório da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com o apoio do Professor Dorival Pereira, reeleito no dia 30 de Maio com 89% dos votos para um novo mandato na gestão da UNEB – Campus VIII em Paulo Afonso, que traz forte ligação cultural com Delmiro Gouveia.
Ali, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Desenvolvimento do Sertão do São Francisco: Um Projeto Centenário”, com a presença de Professora Doutora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, o professor Doutor Moacir Palmeira, o mestre Dorival Pereira Oliveira (UNEB), o professor Doutor Edson Bezerra de Gouveia (UNEAL), o doutorando Clébio Correia de Araújo e o também Mestre Edvaldo Nascimento.
Nos dias 4 e 5 o evento continua em Delmiro Gouveia com vasta programação. Para o professor e produtor cultural do evento, Edvaldo Nascimento, a Semana Delmiro Gouveia tem como objetivo principal resgatar a história do fundador da cidade, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, bem como a cultura e a tradição atrelada ao lazer. “A Semana Delmiro Gouveia é um misto de história, tradição, cultura e lazer, onde a comunidade participa e insere-se no importante processo do resgate da vida do fundador da cidade”, frisou Edvaldo.
O evento conta com o apoio do Ministério do Turismo, Chesf, Governo do Estado de Alagoas, Universidade do Estado da Bahia, Universidade Federal de Alagoas, Prefeitura de Paulo Afonso, Sebrae, Fábrica da Pedra, Rádios Delmiro, IPHAN e Prefeitura de Delmiro Gouveia.
Joquinha Gonzaga, na Praça das Mangueiras, em Paulo Afonso
A presença de Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião, em Paulo Afonso foi uma parceria da Fundação Delmiro Gouveia com a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, parceria costurada pelo coordenador da Semana Delmiro Gouveia, Professor Edvaldo Nascimento que é também vereador do município de Delmiro Gouveia e obteve apoio de vários outros órgãos para toda a programação.
A Praça das Mangueiras, no centro da cidade de Paulo Afonso, já se apresenta com a melhor opção para shows e atividades culturais como o Natal no Parque em todo o mês de Dezembro, organizado pela Prefeitura e o Quinta na Praça, organizado pela TV São Francisco durante todo um mês no primeiro trimestre de cada ano e outros shows como gravações de dvds e apresentações culturais ao longo do ano.
Neste espaço, Joquinha Gonzaga cantou os maiores sucessos do seu tio, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião que já esteve 9 vezes em Paulo Afonso, tem o seu nome ligado à Chesf que o homenageou com a Usina de Itaparica que leva o seu nome, Luiz Gonzaga e recebeu da Câmara o título de Cidadão de Paulo Afonso.
Joquinha Gonzaga apresentou-se para um público pequeno, que ficou na Praça até o fim da sua apresenção, cantado com ele as imorredoras músicas do Rei do Baião e outras de outros autores, também muito apreciadas por todos. Início de junho, um domingo, a concorrência da tradicional Festa da Rua D, foram desculpas meio esfarrapadas na tentativa de justificar o pequeno público que foi ali prestigiar Joquinha Gonzaga.
Quem esteve por ali, e foi chamado ao palco por Joquinha, foi um grande amigo de Gonzagão, o sanfoneiro já enraizado em Paulo Afonso, Elias Nogueira. Ele compartilhou com Joquinha de histórias vividas com o Rei do Baião com quem teve a oportunidade de tocar várias vezes, inclusive em grande show beneficente que Luiz Gonzaga realizou, a convite da Maçonaria e da Chesf, no então Estádio Ruberleno Oliveira, hoje Álvaro de Carvalho, quando foram arrecadadas 14 toneladas de alimentos, divididos com a população pobre de Paulo Afonso e Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga.
Entre uma música e outra de um show com quase duas horas de duração, Joquinha contava, causos e histórias que ouviu de Gonzagão.
Joquinha, que está com a agenda com muitos compromissos até o fim do ano, sempre em homenagem ao tio Gonzagão, no ano do centenário do seu nascimento (13 e Dezembro), concedeu entrevista para o pesquisador João de Sousa Lima que está concluindo um livro e um DVD documentário, produzido conjuntamente com a Galcom Comunicações/Galvídeo, sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O livro e o documentário em DVD deverão estar sendo lançados até o final de Julho, em Paulo Afonso e na região.
O reencontro entre Luitgard e João de Sousa Lima desde o Festival de Cinema do Ceará em Fortaleza.
A Semana Delmiro Gouveia é sempre comemorada em parcerias com as cidades circunvizinhas. João representou a prefeitura de Paulo Afonso.
As boas vindas a Luitgard
A importância de se comemorar a Semana Delmiro Gouveia grande representante do crescimento nordestino.
Participantes das comemorações Semana Delmiro Gouveia.
Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço:
João de Sousa Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário