Seguidores

terça-feira, 6 de maio de 2014

Ferimentos sofridos por "Lampião "

Por Ivanildo Alves Silveira
Dr. Ivanildo Alves Silveira, João de Sousa e Alcino Alves Costa

A descrição a seguir, encontra-se inserida no livro "Quem foi Lampião" pg. 151, do renomado pesquisador/escritor, Frederico Pernambucano de Mello.


1921 - Ferimento a bala no ombro e na virilha, ambos transfixante, com tratamento conduzido por médico (doutor Mota), tendo a ocorrência se dado no município de Conceição do Piancó/Paraíba.

1924 - Ferimento a bala no dorso do pé direito, transfixante, com tratamento conduzido por dois médicos (doutores José Cordeiro e Severiano Diniz), a ocorrência se deu na Serra do Catolé, município de Belmonte, PE.

1926 - Ferimento a bala na omoplata, leve, com tratamento caseiro, tendo a ocorrência se dado em Itacuruba, no município de Floresta, PE.

1930 - Ferimento a bala, no quadril, leve, com tratamento caseiro, tendo a ocorrência se dado em Pinhão, na época distrito de Itabaiana, SE.

Fonte: Depoimentos de ex-cangaceiros e amigos, conforme indicação bibliográfica, mais dados colhidos da caderneta de apontamentos de Benjamin Abrahão, item g.1. (obra citada).

Cópia de foto original encontrada no embornal de Lampião, após sua morte. A aludida foto, está arquivada no instituto histórico e geográfico de Maceió, e, certamente, foi feita pelo árabe Benjamin Abrahão nos idos de 1936/1937.

Obs.: as "legendas, foram por nós acrescentadas, para ilustrar, os "ferimentos a bala", sofridos pelo rei do cangaço, em mais de 200 combates ocorridos com a polícia.

Um abraço a todos.
Ivanildo Alves Silveira
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC
Natal/RN

FONTE: Lampião Aceso
www.lampiaoaceso.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário