Seguidores

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

AS CRENDICES DOS CANGACEIROS ...

Por: Jorge Remigio

Esse mundo do cangaço é mesmo muito estranho, já dizia Estácio de Lima. Para entendimento melhor desse fenômeno, é necessário desvencilhar-se de ideias contemporâneas e mergulhar de ponta em um passado remoto, brabo e supersticioso. Citarei algumas crendices extraídas do livro LAMPIÃO, O Senhor do Sertão, da francesa Élise Grunspan-Jasman, Ed. USP 2006. páginas 227, 228 e 229. Excelente livro por sinal. 


PROTEÇÕES MÁGICAS

* Cangaceiros não comem tapioca.

* Não sentam numa pedra que serviu para amolar as facas.

* Só passam por baixo de uma árvore no seu lado direito.

* Não saltam por cima de muro, não passam pelas barreiras de frente e sim de lado, levantando primeiro a perna direita. Segundo Abelardo Montenegro, os cangaceiros deviam sempre passar por cima de um muro como se passassem por cima do corpo de seu inimigo.

*Não passam por cima das barreiras e dos muros, e quando são obrigados a fazê-lo tiram antes o chapéu. Na mesma lógica, o cangaceiro nunca passa debaixo de uma rede nem debaixo da corda de um animal amarrado.

* Os cangaceiros nunca trocam de roupa, evitam tomar banho (conta-se que as "orações fortes", orações mágicas que Lampião trazia consigo, perderam seu efeito no dia de sua morte porque ele estabelecera seu acampamento no leito seco de um riacho e porque chovia: "Oração forte não pega dentro d'água".

* Não bebem água de bruços, nem no côncavo das mãos. Quando não tem cabaça ou recipiente para beber água, é o chapéu que faz as vezes de recipiente. Quando bebem água, sempre jogam um pouco nas costas.

* Limpam cuidadosamente os anéis que roubaram e depois assopram neles para atrair sorte e dinheiro.

* Quando carregam seus fuzis, tomam o cuidado de só introduzir um número ímpar de balas (nove), e no momento dos combates contam os tiros para que haja sempre um número ímpar no fuzil.

* Quando são atacados de surpresa, cortam as cordas das redes que levam consigo ao fugir. Deixar uma rede suspensa é prenúncio de morte.

Gostou?

* Quando estão reunidos numa casa, instalam suas redes de maneira que fiquem na mesma direção que as vigas.

* Não dormem com os pés voltados para uma igreja.

* Não utilizam objetos que tenham relação com o mar, nem os confeccionados com chifre de animais.

* Há dias da semana os quais não tem direito de combater e outros que não são propícios às longas caminhadas ou a uma mudança. Nunca se barbeiam na sexta-feira, a segunda-feira é consagrada às almas e a terça-feira é fonte de perigo.

* Quando deixam o seu acampamento, os cangaceiros nunca se esquecem de depositar uma pequena quantidade de sal no solo para evitar perseguições.

* Os tabus ligados ao sexo feminino, fonte de perigo, são extremamente estritos. Não montam em égua prenhe. Antes de subir na sela, verificam se esta não esconde roupas de mulher. Acham com efeito, que uma camisa, uma calça ou uma combinação de mulher, introduzidas sob a sela, as deixariam expostas a uma morte certa e imediata.

* As vésperas de uma mudança evitam relações sexuais.

* Depois de manter uma relação sexual não devem viajar durante três dias.

Bem antes da entrada das mulheres no cangaço, o próprio Lampião impunha aos seus companheiros todo um ritual cheio de proibições sexuais. Assim, era perigoso ter relações sexuais nas sexta-feiras, "dia da morte de jesus", e na véspera de combates quem tivesse cometido o "pecado da carne", devia emergir nas águas Purificadoras do São Francisco, depois das dez horas da noite, com a cabeça protegida por um chapéu de palha.

Abraço cangaceiro
Jorge Remigio

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário