Seguidores

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NOVO LIVRO SOBRE O BRASIL NA II GUERRA MUNDIAL - AUTOR ESCOCÊS

Publicado em 21/09/2014 por Rostand Medeiros

NOVO LIVRO SOBRE O BRASIL NA II GUERRA MUNDIAL - AUTOR ESCOCÊS


Na sequência do seu livro sobre a história de Lisboa durante a Segunda Guerra Mundial, considerado um best-seller internacional, o escocês Neill Lochery traz “Brazil: The Fortunes of War”, a sua visão sobre a história do envolvimento do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

O aclamado historiador Neill Lochery revela aos seus leitores nos Estados Unidos e Europa como os líderes do Brasil, governando com esperteza e oportunismo econômico, transformaram a grande nação tropical em uma potência regional durante a guerra. Os recursos naturais do Brasil e a proximidade com os Estados Unidos tornou o país estrategicamente valioso para os Aliados e os membros do Eixo, fato que Getúlio Dornelles Vargas, o ditador que governava o país, compreendeu perfeitamente.

O Rio em 1941 – Fonte – http://www.neill-lochery.co.uk/

O Rio de Janeiro durante a Segunda Guerra Mundial foi o cenário de uma constante duplicidade política dos líderes do Brasil, que conseguiram lucrar com a importância estratégica do país para todos os beligerantes. Vargas e um punhado de seus conselheiros mais próximos jogaram com ambos os lados do tabuleiro geopolítico, gerando uma enorme riqueza para o Brasil e, fundamentalmente, transformando sua economia e infraestrutura.


Mas a neutralidade aconchegante do Brasil não era para durar. Forçado a escolher um dos lados do maior conflito da história da humanidade, Vargas declarou guerra às potências do Eixo e enviou 25 mil soldados para o teatro europeu, sendo o primeiro e único país latino-americano a realizar tal feito. Segundo o autor a Força Expedicionária Brasileira chegou tarde para ter uma participação mais decisiva no teatro de guerra europeu, mas também foi chamada para casa muito cedo, perdendo a oportunidade de garantir um papel significativo para o Brasil no fim do pós-guerra.

Vargas e Roosevelt em Natal – Fonte –http://www.neill-lochery.co.uk/

Segundo nota do jornal The Washington Times, o livro de Neill Lochery, lançado em junho de 2014, possui um ritmo acelerado em meio à guerra e a intriga diplomática. Para o jornal o livro revela um capítulo da Segunda Guerra Mundial pouco conhecido do público americano. Para o autor o fato mais importante da nossa participação foi país ter servido como parte fundamental na rota de abastecimento de material aerotransportando, assim como de tropas entre os Estados Unidos e a África, Oriente Médio e Ásia. Nesta rota o mais importante ponto foi Natal.

Para Lochery tudo mudou no Brasil durante e após a Segunda Guerra Mundial. Graças em grande parte a uma aliança com os Estados Unidos na década de 1940, o país passou por uma transformação radical, criando indústrias, infraestrutura de transporte, posição política na América do Sul e no mundo. O autor aponta em “Brasil: The Fortunes of War” que a guerra levou ao nascimento do Brasil moderno, que prosperou e entrou para a pequena lista de países que se beneficiaram enormemente com o conflito. Em 1945 o Brasil era um membro do vitorioso das Nações Unidas.

A esquerda Oswaldo Aranha e ao seu lado Orson Welles

Possuindo um governo que tinha um governo com moldes de uma ditadura fascista, com estreitos laços comerciais com a Alemanha, o Brasil bem poderia ter caído no lado dos países do Eixo. Para Neill Lochery isso teria consequências desastrosas para os Estados Unidos e, na verdade, para as Américas como um todo. O autor mostra o tempo, esforço e habilidade da administração Roosevelt para ganhar o Brasil para os Aliados. Em nítido contraste com o que aconteceu com a Argentina, que quase nada fez pelos Aliados durante a guerra, o que levou o Brasil a tornar-se a nação dominante no seu continente.

Orson Welles filmando no Rio – Fonte –http://www.neill-lochery.co.uk/

O autor de “Brasil: The Fortunes of War” presta muita atenção aos jogadores americanos e brasileiros que realizaram este cortejo de sucesso. A partir dos Presidentes Roosevelt e Getúlio Vargas, dos ministros das Relações Exteriores Cordell Hull e Oswaldo Aranha, daqueles que trabalhavam no Departamento de Estado dos Estados Unidos, como Sumner Welles e Nelson Rockefeller, para não falar de figuras como Orson Welles e Walt Disney. Neste livro, a atmosfera única das cidades e da cultura do Brasil tem a atenção de Neill Lochery. Personagens e o ambiente dominam o livro, às vezes em detrimento de questões geopolíticas. Consta que o autor utilizou uma série de documentos inéditos, só recentemente liberados nos arquivos no Brasil e em Portugal, juntamente com uma pesquisa mais abrangente nos arquivos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.

Disney e Vargas no Rio

Mas a nota do jornal Washington Times trás um triste dado. Apesar de todas as suas qualidades, “Brasil: The Fortunes of War” é, infelizmente, também marcado pelo desleixo. O jornal aponta que são muitas as pequenas e grandes imprecisões históricas. Durante a reunião entre os presidentes Roosevelt e Vargas, na cidade brasileira de Natal, após a Conferência de Casablanca, em janeiro de 1943, lê-se que o avião do Franklin Delano Roosevelt aterrissou às 8 horas da manhã de “8 de janeiro de 1942”. Pior é quando o autor aponta que a gravata e a braçadeira preta que o presidente americano usou naquele encontro eram em razão da morte do “seu filho”. Na verdade os quatro filhos de Roosevelt serviram nas forças armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, mas todos eles sobreviveram para morrer em paz décadas mais tarde. Se um deles tivesse sido morto, isso seria uma grande notícia na época e teria figurado na narrativa histórica do conflito. “Onde diabos o autor conseguiu isso?” pergunta o Washington Times.

O escocês Neill Lochery

Algo como isto é para dar uma pausa. O que devemos fazer ao encontramos algo assim, vindo de um estudioso oriundo de uma das melhores universidades de Londres? Além disso, por que nenhum de seus editores pegaram um erro tão flagrante? 


Extraído do blog Tok de História do historiógrafo e pesquisador do cangaço Rostand Medeiros

http://tokdehistoria.com.br/2014/09/21/novo-livro-sobre-o-brasil-na-ii-guerra-mundial-autor-escoces

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário