Seguidores

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Almir de Almeida Castro: profissional humanitário exemplar de Mossoró

Por José Edilson(*)

Mossoró ao longo de sua história contou com valorosos profissionais da saúde que dedicaram grande parte de sua vida, em atender a população indistintamente. Nesse contexto, estão inseridos dois exemplos de cidadãos humanitários que não podem ser esquecidos: Francisco Pinheiro de Almeida Castro e Almir de Almeida Castro.

Francisco Pinheiro de Almeida Castro 

Francisco Pinheiro de Almeida Castro nasceu em Maranguape-CE, no dia 28 de agosto de 1858. Filho do Tenente-Coronel Inácio Pinto de Almeida Castro e de Maria Pinto de Almeida Castro. Formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro em 1880. Em 1881, o Dr. Almeida Castro fixa residência em Mossoró, onde casou e viveu e faleceu, numa fidelidade domiciliar de 41 anos.

Foi possivelmente o primeiro médico a instalar seu consultório visando o melhor atendimento possível a quem o procurasse independente da condição social. Almeida Castro participou ativamente da abolição dos escravos em 1883, como Venerável da Loja Maçônica 24 de junho, de 1895 a 1900. Homem culto era Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. O Dr. Castro foi ainda diretor do jornal O Mossoroense de 1920 a 1922.

O historiador Luis da Câmara Cascudo fez um relato biográfico sobre o Dr. Almeida Castro, destacando as suas inúmeras qualidades: “Profundamente bom, generoso, apiedado de todo sofrimento, pareceu ao povo uma expressão apostólica. Tornou-se a figura central de Mossoró. Meu tio Antônio Pimenta, longos anos morador na cidade, dizia, como axioma: – Muito raro em Mossoró, não dever-se dinheiro aos Fernandes nem favor ao Dr. Castro. Almeida Castro se casou em 1895 com sua prima Francisca Veras Saldanha (1862-1909), sem descendentes. Amava profundamente a cidade, o povo, tradições, todos os elementos emocionais para o complexo da mística regional. Era o primeiro mossoroense na instintiva enunciação dos valores”.

Almeida Castro destacou-se também na política. Foi Presidente da Intendência, no período de 1890 a 1892 e deputado federal, em 1920-1922, falecendo em 22 de junho de 1922, em pleno exercício de seu mandato. Era um dos maiores líderes políticos que a região Oeste potiguar conheceu. Tinha entre seus seguidores, Jerônimo Rosado e Rafael  Fernandes. Por essa razão, foi homenageado de diversas formas. È nome de maternidade, de rua e foi construída uma herma localizada na Praça Rafael Fernandes.

Dr. Almir de Almeida Castro

Almir de Almeida Castro nasceu em Mossoró, no dia 23 de novembro de 1914. Filho de Antonio Florêncio de Almeida, industrial salineiro e de Stella Câmara de Almeida Castro, irmã de Dr. Almeida Castro.

Antonio Florêncio de Almeida nasceu em 1882 na cidade de Campo Grande-RN, radicou-se desde cedo em Mossoró, onde sempre viveu até o seu falecimento em 10 de maio de 1960.

O menino Almir viveu sua infância na Rua Almeida Castro, na Praça da Redenção. Seus estudos foram realizados no Colégio Diocesano Santa Luzia, tendo como contemporâneos: Álvaro Paula, Antônio Francisco de Albuquerque, Aluízio Oliveira, Zacarias Cunha, Milton Albuquerque e José Augusto Rodrigues.

Em 1930 passa a residir na Avenida Alberto Maranhão, em um belo palacete. O prédio foi o primeiro construído em Mossoró, utilizando-se em sua estrutura, vigas de cimento armado.

Sobre essa residência, a professora Ozelita Cascudo Rodrigues, relembrou com saudade: “A casa de Antônio Florêncio, era onde se realizavam bailes carnavalescos, saraus dançantes, bem como banquetes oferecidos a Ministros e outras autoridades. Tia era sua esposa, mulher de fino trato, e os seus filhos, igualmente – Almir, Lenira, Estelita e Gisélia, sempre foram excelentes anfitriões”. Atualmente, o referido prédio é ocupado pela Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de Mossoró.

A inclinação genética do tio materno pode ter influenciado o sobrinho, além do famoso sobrenome. Almir de Almeida Castro formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, no dia 08 de dezembro de 1941. Em seguida, estabeleceu-se com consultório na cidade. Fez da sua profissão um verdadeiro sacerdócio. Foi diretor do Hospital da Caridade (Hospital Duarte Filho) e integrou a equipe médica da Estrada de Ferro de Mossoró.

Em 22 de junho de 1946, Dr. Almir matrimoniou-se com Maury Galvão de Sabóia, filha do Cel. Vicente Carlos Sabóia Filho e de Brígida Galvão de Sabóia. Desta união teve os filhos: Maria Stella Sabóia de Almeida Castro, médica, Clara Lenira Sabóia de Almeida Castro, formada em História e Almir de Almeida Castro Filho, jornalista.

Almir de Almeida Castro durante todo o período em que exerceu sua profissão em Mossoró atendeu a população com enorme zelo e amor, manifestando solidariedade aos mais humildes, nada cobrando daqueles que não tinham condições de pagar por uma consulta.

O professor e escritor Wilson Bezerra de Moura em umas das suas valorosas obras literárias ressaltou as qualidades deste médico mossoroense, um profissional humanitário de primeira grandeza e relembrou um fato que merece registro: “Particularmente guardo na memória quando a Miss Brasil Adalgisa Colombo esteve em Mossoró, desfilou na cidade na “baratinha” do Dr. Almir. Era um automóvel de luxo de sua propriedade e foi também nesse mesmo carro que ele se dirigiu à praia de Tibau para veraneio, e lá cerrou os olhos para sempre”. O infausto acontecimento ocorreu no dia 06 de janeiro de 1962.

O seu sepultamento, em Mossoró, foi assistido por grande multidão, constituída de parentes, amigos e conhecidos.

Em sua homenagem existe uma avenida situada na zona central, na margem oeste do rio Mossoró que leva o seu nome. Antigamente tinha outras duas denominações: Rua do Rio que já constava dos croquis da cidade desde cedo, mencionada por Câmara Cascudo, (1898-1986) e por Raimundo Nonato da Silva, (1907-1993) e na década de 1950, ela também chamava-se Avenida Mossoró.

Esta artéria tem início na Rua Santos Dumont e término na Av. Jerônimo Dix-neuf Rosado. É na Avenida Almir de Almeida Castro que está localizada a Praça dos Seresteiros que ficou eternizada pelo Trio Mossoró.

Trio Mossoró - www.azougue.org

O Trio Mossoró que fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70 era composto pelos irmãos Oseas Almeida Lopes (Carlos André), João Batista Almeida Lopes (João Mossoró) e Hermelinda de Almeida Lopes que viveram grande parte de sua infância na Avenida Almir de Almeida Castro, em uma residência (antigo colégio Geo), vizinha a Praça dos Seresteiros.

Mossoró, 23 de novembro de 2014.

Centenário de nascimento de Almir de Almeida Castro.

(*) José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo é servidor da Prefeitura de Mossoró. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Geociências pela UFRN.


Enviado pelo autor: José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo

Ilustrado por José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo11:47:00

    Pois é caro José Edilson, sempre digo ao amigo José Mendes, a Grande Cidade de Mossoró tem muita história e muita gente de primeira qualidade. Os meus parabéns aos Mossoroenses.
    Antonio Oliveira -Serrinha

    ResponderExcluir