Seguidores

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

DENTRE AS PERSONALIDADES NORDESTINAS, ESCULPIDAS EM CEDRO MACIÇO EXISTENTES NO MUSEU DO SERTÃO ESTÁ A ESCULTURA DE PATATIVA DO ASSARÉ.

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Dentre as personalidades nordestinas, esculpidas em cedro maciço existentes no MUSEU DO SERTÃO está a escultura de Patativa do Assaré.  

A Poesia Popular ou Literatura de Cordel passou a ser mais estudada e valorizada pelos intelectuais e pelas Academias graças a genialidade poética do cearense Patativa do Assaré, ícone dos menestréis do povo da Civilização da Seca. Antes de Patativa, outros cordelistas também geniais já tinham imortalizado este tipo de poesia, dentre eles os paraibanos Leandro Gomes de Barros, João Martins de Athayde, Romano da Mãe D'Água, Inácio da Catingueira e Pinto do Monteiro, os cearenses  Cego Aderaldo e Pedro Bandeira, os norte-rio-grandenses Fabião das Queimadas e Eliseu Ventania, o alagoano Rodolfo Coelho Cavalcante, o baiano Cuica de Santo Amaro( José Gomes) e os pernambucanos  Irmãos Batistas( Dimas Batista Patriota, Lourival Batista Patriota e Otacílio Batista Patriota).


Informação do http://blogdomendesemendes.blogspot.com:

O Museu do Sertão na "Fazenda Rancho Verde" em Mossoró não pertence a nenhum órgão público, é de propriedade do seu criador professor Benedito Vasconcelos Mendes.

Quando vier à Mossoró procure visitá-lo, pois são mais de 5 mil peças para os seus olhos verem.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário