Seguidores

segunda-feira, 16 de maio de 2016

CORONEL JOÃO PEREIRA E DONA MARIA EGILDA, PAIS DO CANGACEIRO CHICO PEREIRA.


Chico Pereira Dantas era natural de Nazarezinho/PB (Fazenda Jacu), que na época pertencia ao município de Sousa/PB. Entrou para o cangaço após a morte de seu pai o Coronel João Pereira (Foto), que foi assassinado no dia 11 de setembro de 1922 a mando de importantes políticos da cidade de Sousa. O crime ocorreu em Nazarezinho.

Mortalmente ferido o Coronel João Pereira em seus últimos momentos pede para que os familiares não executem vingança, mas Chico Pereira inconformado com a morte do pai persegue e prende o acusado da morte à justiça, que pouco tempo depois é absolvido em júri popular. Chico Pereira inconformado com a absolvição do assassino de seu pai, resolve eliminar o desafeto, fazendo “justiça” ao seu modo e obedecendo a lei do sertão daquela época... olho por olho e dente por dente.

Após esse episódio Chico Pereira entrou definitivamente para a vida da canga na qual permaneceu até o dia de sua morte ocorrida nas mediações da cidade potiguar de Acari na segunda quinzena do mês de outubro de 1928.

Na fotografia abaixo vemos o Coronel João Pereira e Dona Maria Egilda, pais de Chico Pereira.

Fotos: Cortesia de Jose Tavares De Araujo Neto (Pombal/PB)
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador)
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=584885438342023&set=gm.1225118754167907&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário