Por José Romero de Araújo Cardoso
Publicado no
ano de 1926, pela Imprensa Oficial do Estado da Parahyba, o livro
"Lampeão, sua história", de autoria do jornalista Érico de Almeida, é
a primeira biografia erudita do "rei do cangaço". Almeida militou
anos a fio no Jornal paraibano "O Norte". Quando da ênfase às
inovadoras políticas públicas encabeçadas pelo governo Epitácio Pessoa na
presidência da República (1919-1921), engajou-se como funcionário do Ministério
da Agricultura, lotado no Escritório deste órgão em Princesa (PB), cujo
objetivo principal consistia em combater a lagarta rosada, a qual era sério
problema para a cultura algodoeira, principal produto da pauta de exportações
do Estado da Paraíba na época.
Quando do
término do triênio Epitacista, houve total desestímulo dos esforços,
empreendidos por parte do sucessor, o mineiro Arthur Bernardes, que
escandalizado com onda de corrupção que marcou o período anterior desestruturou
as obras de açudagem e outros projetos importantes, incluindo a campanha contra
as pragas que atingiam os algodoais.
Com o
fechamento dos Escritórios do Ministério da Agricultura espalhados pelo Estado
da Paraíba, inclusive o posto estabelecido em Princesa, Érico de Almeida ficou
desempregado, como muitos outros, tendo gerado a sensibilidade do
"Coronel" José Pereira Lima, que resolveu unir o útil ao agradável,
talvez levando em conta o consórcio do jornalista com mulher da localidade, da
família Duarte, de nome Rosa.
Devido ao
ataque cangaceiro a Sousa (PB), pois antes Lampião desfrutava de proteção
integral na região, graças ao acordo firmado com o "Coronel" Marçal
Florentino Diniz e seu filho Marcolino, Zé Pereira se viu na contingência de
desviar a atenção dos fatos através da ênfase à literatura voltada para a
negação do óbvio.
O ofício de
jornalista auxiliou bastante Érico de Almeida quando foi contratado para
escrever o que seria a primeira biografia erudita de Lampião, pois o costume de
anotar tudo quando do exercício de suas funções como funcionário do Ministério
da Agricultura foi de fundamental importância para a elaboração de sua obra.
Os objetivos
do livro são claros, pois negar a melindrosa relação de coiterismo que existia
há tempos imemoriais na região de Princesa não era tarefa fácil. Lampião,
sentindo-se traído, passou a berrar aos quatro cantos as facilidades e as
serventias de sua "profissão" aos que estavam lhe perseguindo
tenazmente devido à forma como se efetivou o ataque cangaceiro à cidade de
Sousa.
No livro
"Lampeão, sua história" há a defesa que as perseguições aos
cangaceiros datavam de antes do "rei do cangaço" decidir enviar seus
homens para levar avante a vingança pretendida por humilde bodegueiro da
localidade de Nazarezinho (PB), então distrito de Sousa, contra importante
oligarca local de nome Otávio Mariz.
Episódios
conhecidos da história do cangaço, como a morte de Meia-Noite nos grotões ermos
do saco dos Caçulas, foram deturpados propositalmente a fim de eximir de culpas
importantes personagens que fizeram a história do movimento, como Manuel Lopes
Diniz, conhecido por Ronco grosso, homem da inteira confiança dos
"Coronéis" José Pereira Lima, Marçal Florentino Diniz e de Marcolino.
O livro de
Érico de Almeida não cita que Lampião passou meses sendo cuidado nos Patos de
Irerê por dois médicos, depois que foi ferido gravemente no tornozelo pelos disparos
feitos pelos volantes comandados pelo Major Teófanes Ferraz Torres, da força
pública pernambucana.
João Suassuna,
presidente paraibano na época, é elevado à categoria de verdadeiro santo
protetor, exponencializando consideravelmente a campanha deflagrada pelo gestor
paraibano contra os cangaceiros. A forma como Érico de Almeida trata Suassuna
em seu livro levou literatos de peso a afirmarem categoricamente que se tratava
de um pseudônimo utilizado pelo presidente paraibano para se autopromover.
Elpídio de
Almeida afirmou que era Suassuna o real autor do livro, enquanto Mário de
Andrade, sutilmente, em "O Baile das Quatro Artes", enfatizou que
havia comentários de que realmente era Suassuna o autor da primeira biografia
erudita de Lampião.
Em contato com
pessoas que conheceram o jornalista, quando de sua estadia em Princesa, a
exemplo dos senhores Zacarias Sitônio, sua esposa Hermosa Goes Sitônio e
Belarmino Medeiros, todos residentes em João Pessoa (PB) na época do resgate do
livro de Érico de Almeida, encontramos provas suficientes sobre a real
existência do autor, como a certidão de casamento e fotografia em que aparece
discretamente o jornalista.
Entrevistado
em Limoeiro do Norte (CE), quando da fuga alucinada depois da tentativa de
ataque a Mossoró (RN), no ano seguinte à publicação do livro de Érico de
Almeida, Lampião destilou ódio contra o "Coronel "José Pereira Lima,
chamando-o de falso e mentiroso, pois havia se beneficiado com todos os favores
de sua "profissão" e depois o havia traído.
Após a
revolução de trinta, o livro de Érico de Almeida foi sendo gradativamente
esquecido, colocado entre os malditos, fruto de uma estrutura carcomida que
precisava ser apagada em prol da edificação de uma nova ordem econômica,
política e social.
Com o apoio indispensável
do senhor Zacarias Sitônio, que apresentou-nos o livro raro escrito pelo
jornalista Érico de Almeida, conseguimos resgatá-lo, no ano de 1996, após
matéria publicada no jornal paraibano "Correio da Paraíba", datado do
dia 12 de agosto de 1995, sendo reeditado, setenta anos depois, pela editora
universitária da UFPB, que se responsabilizou pela terceira edição em 1998. Não
obstante os profundos vínculos com as estruturas de poder dominantes na
República Velha, era imprescindível que o livro "Lampeão, sua
história" saísse do ostracismo ao qual foi relegado pelos novos
mandatários que assumiram o poder com a vitória dos revolucionários em outubro
de 1930, pois cessando os exageros existem informações preciosas sobre o ciclo
épico do cangaço e sua época que não podem ficar ocultas dos historiadores e
dos que apreciam as velhas coisas sobre o semiárido do nordeste brasileiro.
(*) Geógrafo (UFPB). Professor-adjunto do Departamento de
Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró/RN. Mestre em
Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UERN).
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
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