Seguidores

sábado, 6 de maio de 2017

FESTIVIDADES DOS 90 ANOS DA RESISTÊNCIA DE MOSSORÓ AO BANDO DE LAMPIÃO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

Uma plêiade de intelectuais mossoroenses está apoiando a SBEC -Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço nas comemorações dos 90 anos da resistência do povo de Mossoró aos perigosos bandidos liderados por Lampião. 

Dr. Breno Valério Fausto de Medeiros

O Juiz de Direito e Imortal da ACJUS, Dr. Breno Valério Fausto de Medeiros, está organizando e será o presidente de um Júri Simulado do cangaceiro Jararaca (preso e morto em Mossoró por ocasião da invasão). 

Professora Isaura Amélia de Sousa Rosado

A Professora Isaura Amélia de Sousa Rosado, Presidente da Fundação José Augusto, está patrocinando e organizando um concurso de pintura com tema sobre o cangaço (II Salão Dorian Gray de Arte Potiguar - Cangaço) e o Dr. Francisco Marcos de Araújo 

Dr. Francisco Marcos de Araújo

está na coordenação geral dos eventos, que irão culminar com uma Sessão Solene, onde serão entregues os prêmios aos laureados do concurso de pintura, será feito o lançamento da Revista Oeste do ICOP, que encerra artigos sobre o cangaço, e que está sendo editada pelo escritor Clauder Arcanjo, 

Escritor Clauder Arcanjo

além de também contemplar um sucinto relato oral sobre as conclusões do Júri Simulado do Jararaca, que será apresentado pelo Presidente do referido Júri, Dr. Breno Valério. 

Professores Suzana Vasconcelos e Benedito Vasconcelos Mendes

O Presidente da SBEC, Prof. Benedito Vasconcelos Mendes, o fundador da SBEC, Paulo Gastão, e os Acadêmicos que estão fazendo parte da Comissão de divulgação das festividades, formada por Wellington Barreto, Raimundo Lopes (Raí), Taniamá Vieira, Joaninha Coelho, Susana Lima Leite, Conceição Maciel, Ludimilla Carvalho Serafim Oliveira, Clauder Arcanjo e Jane Menezes, estarão se reunindo às 9:30 horas da próxima quinta-feira, dia 11-05-2017, no escritório do Dr. Marcos Araújo, para discutir a programação que será apresentada no dia 13 de junho vindouro, quando serão festejados os 90 anos da expulsão de Lampião. 

Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Paulo Gastão e Antonio Vilela

As instituições culturais, as Universidades, a Maçonaria, a Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria Estadual de Cultura, os clubes de serviço, a OAB, as entidades de classe e o povo em geral irão participar deste evento histórico, cultural e cívico, para que este feito heroico dos nossos antepassados possa servir de exemplo para as atuais e futuras gerações. 

O cangaceiro Jararaca

Vamos homenagear nossos heróis, que por amor à Mossoró, arriscaram suas vidas para defender a nossa cidade. Esta bela página da nossa história nunca será esquecida. 

Coronel Rodolfo Fernandes prefeito de Mossoró em 1927

Viva ao nosso herói maior, Prefeito Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins, que comandou cerca de 150 outros heróis que, de armas em punho, determinação e muito amor à nossa terra, expulsaram, valentemente, Lampião e seu bando de facínoras.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário