Seguidores

sábado, 19 de maio de 2018

VISITA À GRÉCIA: ATENAS (CAPITAL)


Por Benedito Vasconcelos Mendes
Susana Goretti e Benedito Vasconcelos Mendes

Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia. É uma das cidades mais antigas do mundo, sendo que seu território está continuamente habitado há 3400 anos. Um centro artístico, estudantil e filosófico desde a Antiguidade, a cidade sediou a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles, além de ser amplamente considerada como o berço da civilização ocidental e da democracia. 


Em 2004, de acordo com o Eurostat, Atenas era a sétima área urbana mais populosa da União Europeia (a quinta capital mais populosa da UE). A cidade também é a capital mais ao sul do continente europeu. A herança da era clássica ainda é evidente na cidade, representado por antigos monumentos e obras de arte, sendo o Partenon o mais famoso de todos, considerado um marco fundamental do início da civilização ocidental. 


Atenas tem dois Patrimônios Mundiais da UNESCO: a Acrópole e o Mosteiro de Dafne. A cidade foi a anfitriã dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, e 108 anos depois, foi a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004. Em Atenas situa-se o Museu Arqueológico Nacional, que possui a maior coleção do mundo de antiguidades gregas, bem como o novo Museu da Acrópole.


PARTENON                                              

O Partenon foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga, por iniciativa de Péricles, governante da cidade e decorado em sua maior parte pela oficina do escultor Fídias, que também executou a estátua da deusa patrona da cidade, Atena Partenos, presente no interior do templo naquela época. 


O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. O Partenon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia e é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon deriva da estátua de Atena Partenos. O Partenon e outros edifícios da Acrópole são um dos mais visitados sítios arqueológicos da Grécia.

Enviado pelo professor, escritor e pesquisador do cangaço Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário