Por Antônio Corrêa Sobrinho
Em julho que
passou fez 68 anos do desastre aéreo ocorrido nas proximidades de Aracaju,
capital do estado de Sergipe, considerado, na época, uma das maiores tragédias
da aviação comercial brasileira, em que morreram os 32 ocupantes do bimotor
Douglas, prefixo PPL-PG, pertencente à Linhas Aéreas Paulistas (LAP), dentre os
quais o governador do Rio Grande do Norte, Sr. Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, membros
do alto escalão do governo e 6 pessoas pertencentes a uma só família.
Governador Jerônimo Dix-sept Rosado Maia
12 de julho de 1951 foi a data do desastre, um dia que consternou o Brasil, o Nordeste, os sergipanos, pernambucanos, paraibanos, e enlutou profundamente os rio-grandenses-do-norte, que perderam conterrâneos e o seu governador.
Apesar da grandiosidade do acidente, da enorme repercussão que teve em todo o país e do seu significado político, o tempo, o ofuscador natural das coisas pretéritas, associado ao desinteresse do geral da sociedade em manter vivas certas significativas memórias, encarregou-se de tornar praticamente esquecido o infausto ocorrido no rio do Sal, momento da extinção de valorosos seres humanos, um deles chefe de Estado.
Sou filho de Aracaju, cidade onde sempre vivi, e desde menino sei da história do avião que caiu no rio do Sal, um dos afluentes do rio Sergipe, entre os povoados Sobrado e Calumbi, de Nossa Senhora do Socorro, município da Grande Aracaju, situado nos limites norte e noroeste desta capital. Mas, sempre soube porque a família do meu saudoso avô materno, Erundino José de Santana, é originária justamente do Sobrado, onde nos idos dessa tragédia parte dela morava. Nem é preciso dizer o quanto estes meus parentes diziam dessas horrendas mortes no rio do Sal, bem como, da possibilidade de o avião ter caído sobre suas cabeças, casas ou nas salinas que eles ali possuíam, bastando o destino ter querido.
Sem este quando em vez recordar, estaria eu na mesma condição do geral da
população, de pouco, quase nada ou nada saber a respeito do acidente aéreo em
1951 no rio do Sal, e que tantas vidas ceifou, como a do novel governador
potiguar, Dix-Sept Rosado Maia, este que o aqui já mencionado destino fez
nascer na gloriosa Mossoró das grandes salinas, e falecer no rio das salinas
sergipanas.
E foi em face do acima exposto que me propus a trazer ao presente, reunidos e com a roupagem da tipografia moderna, o que disseram os jornais brasileiros deste lastimável desastre. Para tanto, utilizei-me da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional (BN) e do acervo dos jornais sergipanos, disponibilizado no site da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que me levaram às reportagens contemporâneas ao acidente, dos jornais Correio de Aracaju (SE), O Nordeste (SE), O Globo (RJ), A Noite (RJ), Diário de Sergipe (SE), Diário de Natal (RN), Diário de Notícias (RJ), A Ordem (RN), Diário de Pernambuco (PE), Jornal de Notícias (SP), A Cruzada (SE) e Sergipe-Jornal (SE). Além das manchetes acerca do acidente, do O Liberal (PA), Jornal do Dia (RS), Jornal Pequeno (PE), Imprensa Popular (RJ), A Manhã (RJ), Gazeta de Notícias (RJ), Diário Carioca (RJ), O Jornal (RJ), Última Hora (RJ), Tribuna da Imprensa (RJ), Correio da Manhã (RJ) e Correio Paulistano (SP).
Estátua do ex-governador do Rio Grande do Norte Jerônimo Dí-sept Rosado Maia
Por oportuno, fiz constar da presente compilação as duas seguintes coordenadas geográficas: a 10º52’59.0”S 37º07’02.6”W (-10.883041, -37.117395) e a 10º53’21”S 37º06’42”W (-10.889167, -37.111667), as quais tenho como balizadoras do trecho do rio onde o avião sucumbiu (ficarei devendo o ponto exato da queda), o que faço baseado nas informações destes jornais e as a mim recentemente prestadas por pessoas que conversei na localidade: de que a aeronave caiu, a rigor, no riacho Calumbi, um pequeno braço, um adendo, um complemento do rio do Sal; da referência que é feita a uma ponte (férrea, ainda existente) sobre este riacho Calumbi e a, segundo alguns jornais não sergipanos, um choque do avião com a esta; que o desastre aconteceu nas proximidades da fazenda Coqueiro e das salinas da empresa Cabral Machado, nas terras do Sobrado e Calumbi, de Nossa Senhora do Socorro, a três quilômetros do campo de aviação, o aeroporto de Aracaju na época.
Dizer, concluindo, que os estados de Sergipe e do Rio Grande do Norte possuem uma história em comum, nascida há 68 anos, neste rio do Sal, indelével acontecimento, que nem o tempo nem as gerações apagarão. Uma história de compartilhamento de desespero, perdas, encontros, tristeza, sofrimento, dor, lamento, luto, solidariedade, gratidão.
Que sejam as narrativas aqui reunidas, propugnadoras da causa de fazer redivivo este fato social e histórico-político que foi o desastre aéreo ocorrido na manhã chuvosa da quinta-feira, 12 de julho de 1951.
Juntei, no final do trabalho, imagens que publicadas com as matérias jornalísticas e outras colhidas na internet.
Agradecendo ao meu filho Thiago, pela capa e diagramação deste singelo trabalho, dou por encerrada a apresentação.
Aracaju/SE, 28
de setembro de 2019.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário