Por José Mendes Pereira
Jerônimo Dix-huit Rosado Maia - Esta foto pertence ao acervo do Lindomarcos Faustino.
Dr. Jerônimo Dix-huit Rosado Maia é o décimo oitavo filho de Jerônimo Rosado Ribeiro de uma prole de 21. Este último
nome (Maia) Dr. Jerônimo Dix-huit Rosado não mais usava, porque quando o Dr.
Tarcísio Maia foi nomeado a governador do Rio Grande do Norte Dr. Jerônimo Dix-huit Rosado o apoiou, e o acordo foi feito que, ao término do seu mandato, Tarcísio Maia o apoiaria para governador do Estado. Mas, em vez de colocá-lo no governo do Rio Grande do Norte, Dr. Tarcísio Maia apoiou o Dr. Lavoisier Maia para substitui-lo.
Mas não ficou só aí, e assim que o governo do Dr. Lavoisier Maia terminou Dr. Dix-huit Rosado não foi apoiado por nenhum dos dois, levaram o nome de José Agripino
Maia às urnas, sendo este filho do Tarcísio Maia, tendo sido eleito pelo povo, com uma grande maioria de votos válidos. E a partir daí, surgiu a
grande rixa entre os primos (Maias), fazendo com que o Dr. Dix-huit Rosado
evitasse de qualquer forma usar em documentos o sobrenome (Maia).
Jerônimo Rosado Ribeiro pai da prole.
Dix-huit Rosado foi prefeito 3 vezes de Mossoró e foi considerado o melhor administrador que o município já teve. A sua família é conhecida pela família numerada de Mossoró.
Jerônimo Vingt-un Rosado Maia
O último filho era Dr. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia. Era escritor, agrônomo e historiador. Faleceu em 2005. Era o 21º. filho e último da prole de 21.
Dos homens abastados de Mossoró se não for Rosado com certeza é Escócia. Uma casa outra não tem um Rosado ou um Escócia, e se voltar pela mesma rua, ou tem um Rosado ou tem um Escócia. Mas infeliz seríamos se não fosse Rosado em Mossoró, estaríamos ainda na beira do rio Mossoró pescando.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário