Seguidores

quarta-feira, 12 de maio de 2021

A AVENIDA DAS ELITES

 Clerisvaldo B. Chagas, 12 de maio de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.531


A Avenida Coronel Lucena é a principal de Santana do Ipanema. Coronel Lucena foi o comandante de um batalhão de polícia sediado na Rainha do Sertão para combater os cangaceiros. Três das suas forças volantes acabaram o cangaço no Nordeste trucidando Lampião, Maria Bonita e mais nove sequazes (1938). Lucena foi ainda prefeito de Santana, deputado e prefeito de Maceió. Acreditamos que a Avenida em sua homenagem tenha ocorrido na década de 40. Os ricos da cidade moravam espalhados pela urbe. Quando surgiu a estrada de rodagem que hoje é representada pela BR-316, a Avenida Coronel Lucena valorizou-se muito, a ponto de atrair as elites do município.

Era ali o corredor entre o Centro Comercial e a rodagem rumo ao alto Sertão e à capital Maceió. A avenida era uma espécie de galeria para os grandes espetáculos: desfilavam os primeiros automóveis, as procissões da Padroeira, as paradas escolares, as bandas de música... Via em primeira mão as novidades que chegavam da capital. Ali moravam o padre, o prefeito, o comandante, o alto fazendeiro, o médico, o advogado, o comerciante, o juiz, o promotor... Além do funcionamento de Fórum, cinema, prefeitura e cartório. As residências eram compridas e seus quintais com portões, atingiam as ruas dos fundos.

Santana progrediu, os cabeças das elites da Avenida, faleceram gradativamente e as residências, pouco a pouco foi sendo vendidas pelos descendentes e transformadas em comércio e prestadoras de serviços. Com as sucessivas vendas de terras do seu entorno, formaram-se muitos conjuntos residenciais, condomínios... Que muito ajudaram a recolher os remanescentes da via antes cobiçada. Fica a Avenida Coronel Lucena cada vez mais bonita e brilhante com tantas lojas modernas de fachadas e interiores convidativos.

O movimento na cidade triplicou e a avenida passou a funcionar com mão única. Mesmo assim, o trânsito, principalmente, pelas manhãs, mostra toda a dinamicidade de uma cidade polo. Está para ser inaugurada mais uma clínica de alto nível, justamente defronte ao Banco do Brasil. Embora várias ruas tenham movimentos impressionantes de automóveis e pedestres, a Avenida Coronel Lucena não deixa de ser a grande reveladora das novidades, transformando-se De Crisálida em Borboleta. Tiro o chapéu.

TRECHOS DIFERENTES E DOIS MOMENTOS DA AVENIDA (FOTOS: B. CHAGAS).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário