Seguidores

quarta-feira, 12 de maio de 2021

DE SÉRGIA Á DADÁ - A PERNAMBUCANA QUE GANHOU TÍTULO DE BAIANA.

 Por Gabriel Cardozo

Nascida em 25 de Abril de 1915, em Belém de São Francisco, cidade que fica no sertão de Pernambuco, e limita-se com o estado do Bahia, onde viveu seus primeiros anos de vida.

Pela região ser habitada por alguns índios, Sérgia teve contato com alguns índios. Ainda com poucos anos de vida, Sérgia se muda com à família para Macururé, no estado da Bahia.

Um certo dia, Corisco visita a localidade em

que a menina Sérgia morava, em busca de vingança, pois o pai dá menina estava sendo acusado de delatar um parente de Corisco à Polícia.

Corisco chega com um pequeno grupo de Cangaceiros na qual era chefe, para realmente tomar as providências do que iria fazer com o pai da garota, foi quando ele pediu a garota Sérgia que na época tinha 12 anos, em troca do perdão. O pai da garota não teve outra escolha "era dá à garota ou morrer". A menina chorando bastante, foi pega por um dos "cabras" de Corisco e colocada encima do cavalo do mesmo.

Chegando em um certo ponto já ao anoitecer, os Cangaceiros pararam para descansar e passar a noite. A menina Sérgia bastante triste e com raiva do Cangaceiro, se quer se aproximava do mesmo, nesta mesma noite Corisco à violentou sexualmente, o ato foi tão cruel que à menina de apenas 12 anos teve "hemorragia".

Devido a menina ter ficado bastante adoentada, à mesma foi levada para à casa dos parentes de Cristino (Corisco). Ficando com febre por várias semanas, à menina ficou 3 anos na casa dos parentes do Cangaceiro, ele sempre levava presentes, mesmo assim à "raiva" que à menina tinha pelo mesmo não desaparecia.

Finalmente 3 anos após, Sérgia já teria 15 anos, Corisco retornou para buscá-la, pois com a entrada de Maria Bonita no bando, já estaria permitido à entrada de mulheres como companheira dos Cangaceiros. A menina acompanhou o Cangaceiro, à raiva pelo mesmo continuava.

Chegando no coito, Dadá pôde ver, várias outras mulheres como ela. Um certo dia, possivelmente no Raso da Catarina, no estado da Bahia, durante uma festa, ela perdoou o companheiro por todas as maldades que o mesmo fez por ela, oficialmente passando à ser companheira do mesmo.

Após a morte de Lampião, Maria Bonita e mais 9 Cangaceiros, na Grota de Angicos, Poço Redondo, estado de Sergipe. Corisco vai em busca de vingança com o objetivo de descobrir o traídor. O suposto traidor foi apontado, e seria um pobre vaqueiro chamado Domingos Ventura, Corisco foi no local em que o vaqueiro morava, denominado de Fazenda Patos, na qual decapitou Domingos Ventura e mais 6 de sua família, incluindo sua esposa.

A MORTE DE CORISCO

A 25 de Maio de 1940 Corisco e seu bando é cercado em Brotas de Macaúbas, pela volante do tenente Zé Rufino.

Dissolvera o bando, e abandonara as vestes típicas, procurando passar por simples retirantes.

Uma rajada da metralhadora rompe os intestinos de Corisco. Dadá é ferida na perna direita.

O último líder do cangaço morre dez horas depois do ataque, sendo enterrado em Jeremoabo e, dez dias após, exumado e a cabeça decepada é enviada ao Museu, junto às demais do bando.

DADÁ VIDA PÓS CANGAÇO

Dadá passou a viver em Salvador - Bahia, morou no hospital por anos, tratando à ferida da perna direita, na qual tempo depois, os médicos amputaram à mesma.

E foi ali no Hospital, que Dadá teve seu segundo amor, dessa vez era Bartolomeu Serafim Chagas, o mesmo estava tratando uma doença, e toda vez ele entrava na "ala" das mulheres para visitar Dadá. Um dia ele recebeu alta, foi no quarto onde estava Dadá e disse: "Eu vou embora, mas um dia retorno para lhe buscar e casar." E assim aconteceu, Bartolomeu voltou e Dadá casou com o mesmo.

Infelizmente, Sérgia da Silva Chagas, veio a falecer aos 78 anos, em Fevereiro de 1994, na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia.

Na primeira foto vemos Dadá e Cristino Gomes da Silva Cleto, "O Corisco".

Na segunda foto vemos Dadá (pós Cangaço) com Bartolomeu Serafim Chagas, seu segundo esposo.

Nossas histórias são contadas em primeira mão neste grupo: https://www.facebook.com/groups/386820199052043/?ref=share

Pesquisas: Gabriel Cardozo

Relatos: Indaiá Santos & Indaiane Santos

Att: Cangaço Nordestino

https://www.facebook.com/108633871393972/photos/a.109418044648888/111150111142348/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário