Seguidores

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

MORRO DO PELADO

 Clerisvaldo B. Chagas, 26 de agosto de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.578


O morro do Pelado fica dentro da zona urbana de Santana do Ipanema. É citado desde um passado remoto, mas sempre foi insignificante antes da expansão da cidade para o Norte. Conheceu notoriedade quando teve o topo debastado e recebeu nome novo de Alto da Fé. Acha-se cercado por casario, porém, continua desabitado no cume e nas encostas onde a vegetação volta a ficar exuberante, neste inverno de 2021. Perdeu muito do seu paisagismo voltado para o Bairro Monumento onde o mato cobre a frente do mirante. Parece que a subida até ali através de degraus foi interrompida na parte mais alta. Entretanto o serrote continua oferecendo o cenário dos fundos voltados para a Fazenda Baixio e novas habitações nas laterais do sopé.

As altitudes urbanas parecem feitas na medida para fins turísticos. Podem apresentar boas vantagens sobre outras áreas planas ou mesmo uma dor de cabeça para quem não sabe o que fazer com elas. Por quê serrote do Pelado? Teria morado ali alguém com esse apelido? Porque a denominação é serrote do Pelado e não serrote Pelado. Pelado ou cabeludo o morro urbano continua oferecendo sua contribuição ao curioso que insiste em ver a cidade do alto por aquele ângulo. A ideia inicial era a construção de um hotel vertical, muito mais abrangente ao cenário de Santana, pelo menos parcial. Porém, apenas bar suspeito apareceu por ali.

O termo dado pelo Prefeito Genival Tenório, de Alto da Fé, conseguiu pegar na cidade inteira até hoje, porém, é um sacrilégio chamar o lugar por esse nome, por tudo que desenrolou por ali através do tempo. Bem diferente do verdadeiro Monte Sagrado de Santana do Ipanema, o serrote do Cruzeiro que hoje se encontra desprezado, carregando solitário sua história rica em sentimentos religiosos. Enquanto o serrote Pelado está situado ao norte, o Cruzeiro está radicado no Sul. Ainda dá tempo você conhecer ambas as elevações, apreciar a Natureza e cravar a sua nota.

Palmas, palmas à Rainha do Sertão.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário