Por Geraldo Antônio De Souza Júnior
Coronel Zé Pereira
Um homem que se levantou contra o governo do estado da Paraíba e como consequência declarou o município paraibano de Princesa como território livre do estado do estado, dando início a chamada Guerra de Princesa, que ceifou centenas de vida nos cinco meses de sua duração no ano de 1930.
Com um "exército particular" maior do que o agrupamento policial da Paraíba, Zé Pereira impôs ao governo paraibano, na época, governado por João Pessoa, a maior derrota militar de sua história.
Após o assassinato do então Governador (Presidente) da Paraíba a guerra tomou outros rumos e Zé Pereira se viu obrigado a abandonar a luta e fugir da região para não sofrer retaliações diretas por parte de seus oponentes e demais desafetos.
Uma história que envolve policiais, jagunços, cangaceiros e coronéis, além de uma vasta quantidade de personagens, cujas histórias estamos aos poucos tentando resgatar para trazer ao conhecimento de todos. Toda a saga que contaremos em vídeos futuros que serão exibidos no canal Cangaçologia.
Fotografia (Zé Pereira) gentilmente cedida pelo senhor Clésio Bezerra (Manaíra/PB).
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário