Seguidores

domingo, 15 de agosto de 2021

O MAIS "PODEROSO" CORONEL DO SERTÃO NORDESTINO DE SUA ÉPOCA.

Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

Coronel Zé Pereira

Um homem que se levantou contra o governo do estado da Paraíba e como consequência declarou o município paraibano de Princesa como território livre do estado do estado, dando início a chamada Guerra de Princesa, que ceifou centenas de vida nos cinco meses de sua duração no ano de 1930.

Com um "exército particular" maior do que o agrupamento policial da Paraíba, Zé Pereira impôs ao governo paraibano, na época, governado por João Pessoa, a maior derrota militar de sua história.

Após o assassinato do então Governador (Presidente) da Paraíba a guerra tomou outros rumos e Zé Pereira se viu obrigado a abandonar a luta e fugir da região para não sofrer retaliações diretas por parte de seus oponentes e demais desafetos.

Uma história que envolve policiais, jagunços, cangaceiros e coronéis, além de uma vasta quantidade de personagens, cujas histórias estamos aos poucos tentando resgatar para trazer ao conhecimento de todos. Toda a saga que contaremos em vídeos futuros que serão exibidos no canal Cangaçologia.

Fotografia (Zé Pereira) gentilmente cedida pelo senhor Clésio Bezerra (Manaíra/PB).

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=1958812444282642&set=gm.4363477653709174

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário