Seguidores

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

MEMÓRIAS SANGRADAS - VIDA E MORTE NOS TEMPOS DO CANGAÇO

 Por Ricardo Beliel

https://www.youtube.com/watch?v=Sasjc_nLXpk&t=6s&ab_channel=RicardoBeliel

Um livro de autoria do fotógrafo e jornalista Ricardo Beliel com 125 fotografias em preto e branco e em cores, contendo um texto principal com depoimentos e histórias contadas por personagens que vivenciaram o cangaço entre os anos 20 e 40, um movimento que dominou o interior de sete Estados do nordeste brasileiro. 

No texto, depoimentos diversos e a experiência pessoal do autor em busca de seus personagens em seus próprios ambientes originais são apresentados através de uma narrativa em que se misturam elementos das linguagens da reportagem, da crônica histórica e, em parte, como um diário de viagem. 

Foram realizadas nove viagens no período de 2007 a 2019 nas regiões dos sertões de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo e Minas Gerais para a coleta de materiais narrativos e imagéticos de míticos cangaceiros, coiteiros e volantes e alguns de seus descendentes. 

Onze mil quilômetros foram percorridos, em grande parte em precárias estradas do interior sertanejo, resultando no encontro com quarenta e três personagens contemporâneos ao cangaço. São eles que guardam relatos importantes relacionados à história do cangaço - ocorridos na primeira metade do século XX - em quarenta e nove localidades – palco de lutas, amizades, emboscadas, amores e massacres entre cangaceiros, volantes, jagunços, coronéis e camponeses; um mundo sertanejo que está se extinguindo nas suas tradições orais. 

Em cada personagem testemunha-se esse fluxo da memória e do esquecimento, onde os encontros nas pesquisas de campo revelaram uma potente e épica narrativa das memórias pessoais que envolvem tradições e lugares. Os personagens entrevistados, em sua grande maioria pessoas quase centenárias, possuem uma riqueza assemelhada ao mistério da terra. 

São descendentes da época do cangaço, personagens de um ciclo da história do Brasil que aqui resgatamos para que não fiquem no esquecimento, como pedras silenciosas no meio do caminho. Editora Olhares e apoio do Rumos/Itaú Cultural.

https://www.youtube.com/watch?v=Sasjc_nLXpk&t=6s&ab_channel=RicardoBeliel

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário