Seguidores

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

SANTANA, UM VULCÃO EXTINTO?

 Clerisvaldo B. Chagas, 22 de outubro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2. 599

 

Quem consegue subir a ladeira extenuante do morro do Pelado ou Alto da Fé, em Santana do Ipanema é porque busca apreciar Santana do Ipanema do alto. Mas aqui fica o aviso: de que em nenhum mirante de Santana você observa a cidade total. É que Santana do Ipanema é abaulada e cada mirante mostra apenas paisagens de alguns lugares, cenários parciais. Mesmo assim é como se diz hoje em dia: “é de tirar o fôlego, Santana vista por qualquer um deles. Estamos, porém, querendo indicar ao visitante ou santanense desatento, a paisagem mais distante que circunda Santana, vista do serrote Pelado, onde um bom desenhista poderá levar ao papel o cenário entre o dia e a noite. (ultimamente algumas árvores cresceram à frente do ponto principal do mirante atrapalhando a visão).

Olhando-se com atenção para os horizontes, no serrote Pelado, temos a impressão de que Santana do Ipanema acha-se no interior de uma enorme cratera extinta há milhões de anos. As grandes muralhas que circundam à cidade seriam as paredes vulcânicas em círculo. Vamos iniciar essas paredes com o serrote do Gonçalinho à sudeste (já dentro da cidade) e se afastando para a direita, sempre em círculo: serrote do Cruzeiro, serrote Pintado, serra Aguda, serra da Remetedeira, serra do Poço, serra da Camonga, serra dos Macacos, fechando o circulo com o serrote do Gonçalinho. Com a extinção vulcânica e erosões posteriores, foram se formando o piso interior, aplainado, ondulado, repleto de colinas onde sugiram riachos e por onde o rio Ipanema encontrou falhas nas montanhas, fez o seu vale e criou sua rede hidrográfica.

Não estamos afirmando nada, até porque nos falta embasamento para uma teoria geológica, mas, que parece, parece. Estamos abordando o assunto para não dizer que isso não foi percebido, embora o interesse da terra esteja morando próximo a zero. Do citado mirante avista-se com clareza a Avenida principal do Bairro Monumento, mas apenas um trecho e aão muita coisa mais, sobre a cidade propriamente dita. Os complementos dos cenários santanenses são acrescidos por outros vários mirantes, pois, como foi dito, nenhum deles mostra a cidade completa.

Tirar a vista do umbigo e apreciar os horizontes, Zé!

SERRA DA REMETEDEIRA VISTA DO BAIRRO SÃO JOSÉ (FOTO: B. CHAGAS).

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/10/santanaum-vulcao-extinto-clerisvaldob.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário