Seguidores

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

O CORONEL ISAÍAS ARRUDA

 Por José Cícero da Silva

Em julho de 1928 o cel. Isaías Arruda recebeu em seu palacete a equipe do jornal Gazeta do Cariry para uma histórica entrevista*

Em meados de julho de 1928 menos de um mês antes do seu terrível assassinato ocorrido na estação do trem de Aurora; o famoso Cel. Isaías Arruda de Figueiredo, então prefeito de Missão Velha recebia em seu belo casarão, dois jornalistas do antigo jornal A Gazeta do Cariry para uma palpitante entrevista.

Conhecido a priori por ter destituído do poder local pelas forças das balas, o intendente cel. Sr. Dantas; Arruda vinha sendo acusado igualmente pela imprensa por uma série de outras estripulias, dentre as quais por ser tido como protetor de jagunços e cangaceiros, por ser implacável com seus inimigos e seu suposto envolvimento com Virgulino Lampião. Inclusive ter financiado a invasão malograda de Mossoró no ano anterior. Como ainda, está sendo acusado de ter ordenado seu bando sob o comando do capataz e vaqueiro a incendiar a ponte do trem da RVC; situada no Olho d'água entre a vila de Ingazeiras e Missão Velha. Pesava também sobre ele, a acusação de participação financeira no saque de alguns povoados na PB e da cidade de Apodi no RN sob o comando do cangaceiro Massilon Leite, antes do ataque à Mossoró. Algo que ele negava veementemente. Contudo, muitos dos cangaceiros presos e que tomaram parte da empreitada o acusavam em depoimento como financiador de tais eventos. Diziam ainda, está o mesmo envolvido em outros acontecimentos criminosos registrados não apenas no Cariri. Quanto a isso foram pródigas as prisões de bandoleiros como Baliza, Lua Branca, Mormaço, João vinte e dois, Asa Branca, Balão, Salgueiro entre outros.

Nos dias que antecederam esta entrevista o coronel mandara recado desaforado ao seu desafeto o tenente José Bezerra, chefe do destacamento de polícia de Juazeiro. Por aquele ter enviado dias antes à MV no meio da noite dez soldados sob o comando do tenente Antonio Leite, a fim de prender um dos seus protegidos, de nome João Serra que também ajudava na estação ferroviária. E que não o encontrando em casa terminaram espancando violentamente um outro também empregado de Isaías; apelidado de Zé Pequeno, por sinal cunhado do procurado. Vale ressaltar que os serviços de ajudante geral de João Serra na estação do trem eram fundamentais, algo estratégico já que tudo que ali ele via e ouvia de notícias logo repassava para o coronel. De modo que quase nada acontecia pela redondeza que ele não fosse do conhecimento de Isaías.

Na referida entrevista Arruda se ressente também da prisão de dois amigos seus: Manoel Salgueiro e Pedro de Rita que ao chegarem à Juazeiro de Troller pela linha foram presos e espancados, sem motivo dentro da prisão . Segundo ele, por ordem ilegal do delegado José Bezerra querendo afrontá-lo através dos seus amigos e serviçais.

Dissera ele: - Diga ao tenente José Bezerra que eu não sou Chico Chicote não. Eu não temo nem o diabo. E concluiu: - Por que não veio ele mesmo aqui pra tentar buscar e prender João Serra e Antonio Pneu?

O coronel em defesa de alguns dos seus cabras presos afirmava que os mesmos eram inocentes e que só pegaram em armas quando integraram o "Batalhão patriótico" para combater a coluna Prestes ou Lampião durante o cerco da fazenda Ipueiras de Aurora. Alguns outros por ocasiao da tomada do poder em MV. no ano de 1925.. Também elogiou o capitão Dourado, na época delegado de polícia local dizendo ser um homem de energia e retidão.

Ao ouvirem as batidas do sino da primeira estação que era mais distante dando conta da proximidade do trem os jornalistas enceraram a entrevista. Solícito e afável o coronel os acompanhou até a calçada do casarão.

Júnior Arruda, Ringo, Antonio, Macedônia e Jusefina eram os irmãos do coronel. Como dona Estelita sua esposa e Orlandina sua filha.

JC.

Com informes:

Gazeta do Cariry.

Leituras diversas e da internet.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=2139922026171902&notif_id=1644944915280865&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes..blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário