Seguidores

sábado, 23 de julho de 2022

25 DE JULHO É O DIA DO ESCRITOR

Por Conrado Matos

Meu artigo publicado neste Sábado, 23 de Julho 2022, na Tribuna da Bahia.

Surgiu em 25 de Julho de 1960, o Dia do Escritor, através do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira dos Escritores, tendo no comando dessa primeira homenagem ao dia do escritor, João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

Essa importante homenagem tem como objetivo valorizar o escritor, seu trabalho em prol da cultura, através de histórias, personagens, por meio de suas crônicas, romances e contos, para transformar as pessoas e o mundo.

O escritor se dedica por via das palavras a repassar sua forma de enxergar o que é real, científico, histórico e fictício, se tornando um contador de histórias ou estórias, envolvendo diversas temáticas do seu interesse, pela inspiração ou pesquisa. Para ser um escritor não importa idade, basta que esteja raciocinando bem e seja capaz de desenvolver suas criatividades através das suas inspirações ou habilidades jornalísticas. Mas fique sabendo que para ser um escritor não é necessário ser um jornalista. Basta o poder da escrita, do pensar e da subjetividade.

Existe escritor para o público infantil, que possibilita o crescimento criativo e cognitivo da criança, despertando a mesma a leitura e capacidade de raciocínio. A criança penetra no seu mundo de fábulas, desenhos e imagens ilustrativas, que trazem logo cedo exemplos de vida, como: comportamento, atitudes morais e éticas nas diversas relações sociais. As escolas e professores se beneficiam dos livros paradidáticos para incentivar as crianças a leitura.

Vamos valorizar o escritor, reconhecer seu significado para o progresso da cultura e do conhecimento. A leitura estimula o nosso cérebro e a nossa alma. Poesias e romances nos proporcionam a pensar mais sobre a vida, nos deixando reflexivos, conscientes e criativos. Viva o Dia do Escritor! Sem estes profissionais nós não avançaremos na caminhada. Leia livros e aprimore seu raciocínio crítico e poder de liderança em várias áreas do conhecimento.


Conrado Matos - Psicanalista, Poeta, Escritor e Compositor. Instagrans: @psicanaliseconradomatos, @poetadecanhobasergipe, @psiconrado1

https://www.facebook.com/photo?fbid=1925465767653298&set=a.264449197088305&notif_id=1658588926743530&notif_t=feedback_reaction_generic_tagged&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário