Por: Guilherme Machado - Portal do Cangaço
Cabeças mumificadas de Lampião e Maria Bonita, em mãos do professor Estácio de Lima, o médico baiano que pesquisou cabeças de vários cangaceiros.
Ele é médico legista do Instituto Médico Legal "Nina Rodrigues", antiga Faculdade de Medicina do Pelourinho Salvador - Bahia. O professor Estácio também é escritor e escreveu um grande livro relato, (O estranho mundo dos cangaceiros).
Em 1968, familiares dos cangaceiros entraram na justiça obrigando o Instituto a enterrar os restos mortais dos cangaceiros, palavra de Vera Ferreira, neta de Lampião, pessoa maravilhosa que eu tive oportunidade de conhecê-la, e conversar bastante com ela sobre o seu avô e a sua avó. No portal do cangaceiro de Serrinha conforme fotos postada neste blog.
Guilherme Machado
Caro Mendes.
ResponderExcluirExiste algum estudo que foi realizado na época pelo médico legista O professor Estácio, das cabeças de Lampião e Maria Bonita?
Qual livraria consigo comprar o livro: O estranho mundo dos cangaceiros?
OBS: Trabalho prestando serviço na Petrobras, e as vezes viajo para Mossoro a trabalho, poderiamos conversar pessoalmente a respeito do tema cangaço, então precisamos manter nossos emails atualizados para quando eu viajar te contatar.
Um grande abraço
Não existem resultados das pesquisas das cabeças. Estudavam o que precisamente? Tudo isso foi para destacar o médico que queria fazer um museu para se auto promover. Macabro. Foram tão violentos quanto os cangaceiros. Também a troco de dinheiro e visibilidade, a custa de uma ciência duvidosa,cujos estudos levaram a parte alguma.
ResponderExcluir