Seguidores

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Morre José Vasconcelos, o 'Sá Silva' da Escolinha do Professor Raimundo



Morreu às 6h da manhã desta terça-feira (11), aos 85 anos, o humorista José Vasconcellos. Ele estava internado no setor de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e sofreu uma parada cardíaca. José Vasconcellos sofria de doença de Alzheimer e de problemas nos rins.

O humorista José Vasconcellos (Foto: Arquivo pessoa/Rick Régis)

José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto (Rio Branco, 20 de março de 1926) é um ator e humorista brasileiro.

Começou no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.

Tornou-se famosíssimo por suas piadas de gagos, sendo o esquete "O Locutor de Futebol Gago" um de seus maiores êxitos. Sua habilidade incomparável de imitador proporcionaram um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, "A Toca do Zé", exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952.


Em 1960 gravou um disco pela Odeon, "Eu Sou o Espetáculo", sendo provavelmente o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero, além de que esse disco tinha duração de 55 minutos, sendo o mais longo LP de humor já feito no país. Seu sucesso abriu caminho para que outras gravadoras investissem no segmento, mas o próprio Vasconcelos não conseguiu repetir o êxito de sua primeira gravação.

Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago "Rui Barbosa Sa-Silva" na Escolinha do Professor Raimundo, além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil.

Em 2009 foi lançado o DVD Documentário "Ele é o Espetáculo",do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra.

Em 23 de setembro de 2010 foi realizado o lançamento nacional desse documentário "Ele é o Espetáculo", uma biografia narrada pelo próprio humorista, com depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira. A exibição do documentário foi no Cine Clube José Cesarine, em Itatiba-SP.

Atualmente vivia em sua casa na cidade de Itatiba, interior de São Paulo. Estava afastado da televisão e sofria de Alzheimer.


Um comentário:

  1. MANOEL SANTANA CÄMARA ALAVES21:10:00

    JOSE VASCONCELOS TAMBEM ERA UM POETA GENIAL. PUBLICAMOS O LIVRO - SORRISOS, MUSICAS E LAGRIMAS - EM PARCERIA COM JOÁO MEIRELES CÄMARA. FOI UM GRANDE HOMEM, PAI DE FAMILIA EXEMPLAR. AMIGO LEAL. MEU IRMÁO, MEU PARCEIRO. SAUDADE. MANOEL SANTANA CÄMARA ALVES.

    ResponderExcluir