Seguidores

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Origem do nome Archimedes

Por: Archimedes Marques

A origem do meu nome vem do Archimedes de Siracusa, um físico, matemático e inventor grego que viveu no século III Antes de Cristo, na cidade de Siracusa, uma pequena colônia grega localizada no sul da Itália.

Ele fez descobertas importantes na área da geometria. Foi no campo da Física que ele fez a maior de suas descobertas, o princípio do empuxo, no entanto seus trabalhos são muito extensos, apresentando contribuições não só na área da física, como também na matemática e na tecnologia. Na sua vida de inventor, ele construiu objetos engenhosos que se tornaram muito populares em sua cidade. Uma das invenções mais populares ficou conhecida como o parafuso de Archimedes.

Esse dispositivo foi muito utilizado nas irrigações, não só em Siracusa, mas também em outras cidades, para elevar a água de um lugar para outro. Archimedes foi o primeiro a construir e utilizar um sistema de roldanas, através do qual ele podia movimentar corpos pesados como, por exemplo, um navio. A pedido do rei de Siracusa, ele ainda projetou e construiu dispositivos de guerra para proteger a cidade de Siracusa contra os possíveis invasões das tropas romanas. Entre os dispositivos que ele construiu está o uso dos espelhos côncavos, os quais eram utilizados para fazer os raios solares convergirem sobre os povos invasores incandeando-os, assim como, a catapulta gigante que jogava pesadas pedras nos exercitos inimigos.


Espelhos côncavos de Archimedes

A alavanca também foi uma das suas invenções e com ela a celebre frase:

"DÊ-ME UMA ALAVANCA E UM PONTO DE APOIO QUE EU LEVANTAREI O MUNDO"

O nome Archimedes depois de "abrasileirado" se transformou em Arquimedes, por isso alguns colocam os nomes nos seus filhos de Archimedes ou Arquimedes... O meu foi herança do meu avô, um médico que atuou na Bahia, Pernambuco e Sergipe que se chamava Archimedes Ferrão Marques...

Por falar no meu avô Archimedes, segue em anexo um artigo que escreví sobre uma passagem na vida dele ocorrida no ano de 1929, em Nazaré das Farinhas, na Bahia, e que pode ter sido dois cangaceiros os protagonistas do drama por ele e minha avó vivenciado, artigo esse publicado em dezenas de sites do Brasil e que valeu centenas de comentários positivos... Caso o amigo queira publicá-lo também, agradeço imensamente. A fotografia dele está na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário