Seguidores

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Comentário do pesquisador José Albérico sobre a morte de Lampião

Por José Albérico

Geraldo Aguiar conversou com Lampião, procurou fatos que tinham acontecido, e porque Expedita não faz o DNA? Aí comprovaria a verdade já descoberta. Mas muitos interesses financeiros estão por trás da história antiga, a filha e a neta dele, as emissoras de TV que fizeram seriados, produtores de filmes, o próprio governo para não ficar desmoralizado, as instituições estudiosas do cangaço etc.

Os fatos comprovados por Lampião são a entrada dele em Queimadas, a combinação com o tenente Bezerra e tantos outros que ele cita no livro. É uma pena que ele não é um escritor famoso, senão todos acreditariam. 

Jesus nasceu de uma família humilde, mas os Judeus e a elite da época, esperavam o Messias nascido de família nobre. Mas DEUS disse que ele seria revelado ao mundo daquela forma. Se o senhor João Reis não acredita, e também o senhor José Mendes, problema de vocês. Eu acredito e ponto final.

Amigo José Albérico:

Em eu acreditar que Lampião não escapou da chacina, isto é, morreu mesmo na grota de Angico, não é porque o escritor Geraldo Aguiar não era famoso, até porque eu não o conheci, por isso não posso julgá-lo como famoso ou não no que diz respeito aos estudos sobre cangaço. 

A minha afirmação que Lampião morreu lá na Grota de Angico, é baseada nos depoimentos que os remanescentes do cangaço que estavam lá, e se livraram da chacina  naquela madrugada de 28 de Julho de 1938. Mas você tem as suas razões por acreditar. Todos nós podemos pensar e opinar o que bem quisermos sobre o cangaço, ou até mesmo outros assuntos. O estudo sobre cangaço pertence a nós mesmo. 

Ninguém afirma que o escritor José Geraldo Aguiar criou esta história, que Lampião escapou da chacina e foi morar em Minas Gerais. Mas quem a criou um novo Lampião em Minas Gerais, foi o próprio depoente que se passou por Lampião, fornecendo histórias inventadas por ele mesmo ao escritor José Geraldo Aguiar. 


Nesta foto aparecem os dois cangaceiros. A primeira é o Lampião de Pernambuco, nascido no nosso sofrido chão seco. O outro, é o Lampião de Buriti, encontrado pelo saudoso José Geraldo Aguiar. 

Veja as diferenças das duas fotos:

1 - Observe o avantajado tamanho da cabeça do fazendeiro Lampião de Buriti. 
2 - Agora observe como é pequena a cabeça de Lampião de Pernambuco. 
3 - Veja o tamanho das orelhas do Lampião de Buriti. 
4 - O enorme nariz do fazendeiro de Buriti, que mais parece uma castanha. 
5 - Agora observe estes mesmos detalhes na foto da cabeça de Lampião verdadeiro.
6 - E se você observar bem, entende que uma não tem semelhança com a outra. 
- O Lampião de Pernambuco era cego de um olho, já o Lampião de Buriti, pelo menos na foto, não apresenta nenhum defeito nos seus olhos.
8 - Observe que o queixo de Lampião verdadeiro é fino.
9 - Se observar com calma, nota-se que o pescoço de Lampião era mais enterrado aos ombros. Já o de Lampião de Buriti era mais avantajado ao pescoço.
10 - O queixo de Lampião de Buriti é bastante largo.

Sabemos que quando se envelhece as células vão perdendo a elasticidade, mas isso gradativamente, não em exagero como é o caso da boca e as orelhas do Lampião de Buriti. A boca elasteceu tanto, que mais parece a entrada de uma forrageira.

Eu não estava lá no momento da chacina aos cangaceiros, mas não tenho dúvida, Lampião morreu mesmo na madrugada de 28 de Julho de 1938, na Grota de Angico, no Estado de Sergipe.

Na minha humilde opinião, depois de tantos sofrimentos na caatinga, cego de um olho, puxando de uma perna, ferimentos de alguns balaços, já passando dos 40 anos de idade, e outros e outros mais acontecimentos, Lampião não teria mais condições de sair a pé, ou até mesmo a cavalo do Estado de Sergipe, para enfrentar o chão do Estado da Bahia, ou mesmo pelo litoral em direção à Minas Gerais, para fixar residência lá. Não há como eu acreditar.


Olhando o mapa do Brasil, ver-se a imensa distância do Estado de Sergipe rumo à Minas Gerais. Imagine bem este imenso chão percorrido a pé, ou sobre lombos de animais. O sofrimento para quem já passa dos 40 anos é constrangedor.

Sei que Lampião vivia dentro da caatinga nordestina, mas fazia este trajeto calculadamente, só avançando mais depressa quando era perseguido pela a polícia, e ele já sabia para onde correria. E sabe-se que Lampião não conhecia a caatinga das terras de Minas Gerais. Qualquer vacilo seria pego por alguma volante que já o perseguia. 

Nós que estudamos o cangaço e não somos escritores, não podemos tirar a sua opinião ou de quem quer que seja. Cada um de nós pode dar opinião sobre o cangaço. A literatura lampiônica é vasta para a gente estudá-la e pensar o que bem quiser. 

Muito obrigado por você participar do nosso humilde blog. E continue fazendo os seus comentários, pois jamais serão desconsiderados. O nosso blog só não libera os comentários  que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém. Mas a sua opinião sobre cangaço, todos comentários que você nos enviar, serão liberados. E não imagine que nós temos o direito de tentar mudar a sua opinião. Você raciocina do jeito que pensa, assim como eu e todos os outros que gostam de estudar "o tema cangaço".

Felicidade e paz para você e para todos os que fazem parte da sua amizade.

José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2011/01/lampiao-nao-morreu-em-angicos-por-jose.html?showComment=1392381590837#c3395772317823664825

3 comentários:

  1. Anônimo12:36:00

    Pois é caro Mendes, o leitor José Albérico - como você mesmo afirma -, tem o direito de apresentar a sua opinião. Parabéns por ele está participando do seu blog. Contudo, a minha opinião, baseada nos "cabras" que escaparam naquela manhã de horrores na grota de angico, bem assim as declarações de policiais que fizeram parte do conflito, Lampião não saiu dali com vida, e sim, morto e decapitado.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:57:00

    Lampião verdadeiro era cego do olho esquerdo e o de Buriti tem os dois olhos,não tem a minima lógica essa nova teoria dele ter escapado! Lampião hoje vive no céu,tenho quase certeza que nosso senhor Jesus Cristo o perdoou! Paulo Filho Tabira-PE

    ResponderExcluir
  3. Você anonimo amigo, pensa como muitos pensam, sem magoar nenhum que por ventura escreve o seu comentário sobre a escapada ou não de Lampião.
    Parabéns pela sua opinião.

    José Mendes Pereira
    Mossoró, terra de Santa Luzia
    Mossoró Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir