Seguidores

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Manoel de Souza Neto


Manoel de Souza Neto (Nazaré do Pico, 01 de novembro de 1901, Recife, 03 de novembro de 1979) foi um coronel da policia militar de Pernambuco e ex-combatente do cangaço.

De familia humilde nasceu no povoado de Nazaré do Pico, distrito de Floresta - PE. Foi o mas tenaz combatente ao bando de Lampião. Famoso por sua valentia no Sertão, conseguiu ser eleito prefeito de Inajá - PE (1959/1963).


Como comandante da Força de Nazaré combateu Lampião em 6 estados sendo seu mais fiel perseguidor. Em 1930 tomou parte na defesa pessoal do governador Estácio Coimbra contra a revolução deflagada no Recife o que fez com que fosse preso e remetido ao Rio de Janeiro. Solto, voltou para Nazaré do Pico onde foi contratado pelo governo baiano para repelir o avanço do cangaço no estado. Ao lado dos primos Euclides Flor, Manoel Flor, Hercilio Nogueira, Davi Jurubeba, Odilon Flor e muitos outros participou de diversos combates contra o grupo de cangaceiros. Lampião dizia que ele era o mais feroz policial que combateu e até apeliava Manoel Neto de Manoel Fumaça por conta de quado ele estar no combate o rifle dele só sair fumaça de tanto ele atirar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manoel_de_Souza_Neto

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário