Seguidores

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O espinho do Quipá


Tudo nesta vida tem começo ,meio e fim. A ninguém é dado escapar dessa inevitável sequência .Com Lampião não poderia ser diferente.

A morte de quem dela escapou durante toda vida fazendo disso uma profissão .Sempre atrai muita atenção.A questão por se coloca por si só:por que naquele dia,se não nos outros? O que houve de diferente que causou o resultado desastroso?


Conversando com antigos companheiros do rei do cangaço procuramos saber o porquê de Lampião ter sido morto nesse dia, já que em inúmeros combates,enfrentando forças volantes mais numerosas, mais combativas, com muitas dessas lutas prolongando-se durante todo o dia, ele conseguia escapar incólume ou apenas ferido?

As respostas foram as mais variadas.

O cangaceiro Balão dizia que o seu chefe ficara de corpo aberto por ter atravessado o rio e que a presença das mulheres enfraqueceu o cangaço.


Zé Sereno, por sua vez, sempre desconfiou do coitero Pedro de Cândido Criança, um cangaceiro ainda vivo, bastante comedido e econômico nas palavras, dizia que havia chegado o dia dele.

Opinião semelhante a de Dadá, dona de uma memória privilegiada, mulher de fibra, portadora de uma acuidade de causar espanto, a maior fonte de informações sobre a história do Cangaço, infelizmente falecida em 1994, muito pesarosa ao tocar no assunto,dizia que até uma criança mataria Lampião naquele dia. Simplesmente seu dia havia chegado, como chega para todos.

Vera Ferreira e Antonio Amaury
Editora, Oficina cultural Monica Buofiglio
1997, pag 187
Angico
1938,40 anos

Fonte: facebook
Página: Dally Rocha


Postado por Adryanna Harla Paiva Pereira Freitas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário