Seguidores

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Cordel de João Firmino Cabral

Por Raul Meneleu Mascarenhas


João Firmino Cabral que era membro da Academia Brasileira da Literatura de Cordel, era cordelista há mais de 50 anos e fez mais de 200 publicações. Suas obras podem ser encontradas em Aracaju e também na França e Portugal.

João Firmino Cabral nasceu em 1° de janeiro de 1940, na cidade sergipana de Itabaiana. Filho de Pedro Firmino Cabral (cantador de feira e embolador) e Cecília da Conceição (roceira).

Agricultor desde menino, começou já na juventude a demonstrar interesse pelas letras: comprava então folhetos de Literatura de Cordel, que usava como cartilha, pois com eles aprendeu a ler.

Aos 17 anos, com o auxílio do seu mestre, o poeta Manoel D'Almeida Filho, descobriu sua vocação poética e escreveu seu primeiro folheto, uma Profecia do Padre Cícero. Daí por diante, não lhe faltou mais inspiração e todas as obras de sua autoria são bem aceitas pelo povo.

Em Aracaju, viveu exclusivamente da Literatura de Cordel, e manteve a única banca fixa de folhetos cordelianos de Sergipe, localizada na Passarela das Flores do Mercado Antônio Franco, onde frequentemente recebeu com carinho poetas sergipanos e de outros Estados, como também estudantes, professores, pesquisadores e turistas do Brasil e do mundo.

Escreveu diversos folhetos educativos a pedido de escolas e entidades públicas e privadas. Fez palestras em diversas instituições de ensino. Em 2002, foi agraciado com a medalha do Mérito Cultural Serigy, concedida pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Em 2003, foi escolhido como patrono da 1ª Cordelteca do Brasil, que funciona na Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, em Aracaju.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel é a entidade literária máxima a reunir, no Brasil, os expoentes deste gênero literário típico da Região Nordeste do país, com sede no Rio de Janeiro, e fundada a 7 de setembro de 1988.

Em 2008 tomou posse na ABLC, na cadeira 36, cujo patrono é Adelmar Tavares da Silva Cavalcanti (Recife, 16 de fevereiro de 1888 — Rio de Janeiro, 20 de junho de 1963) foi um advogado, professor, jurista, magistrado e poeta brasileiro. Ocupou a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 25 de março de 1926.

Uma das obras principais dele é “ Lampião: Herói ou Bandido?”, que conta a história do líder dos cangaceiros, que era considerado como um herói e bandido ao mesmo tempo. Firmino conta esse caso de uma forma muito engraçada. Abaixo uma 'palinha' do cordel.


LAMPIÃO: HERÓI OU BANDIDO?

Todo mundo já ouviu

Falar sobre Lampião,

O famoso cangaceiro

Corajoso e valentão

Que na região nordeste,

Assombrou todo o sertão.


Escritores e poetas,

Do Brasil ao estrangeiro,

Já escreveram e versaram

Livros desse cangaceiro,

Que conviveu no Sertão

Do nordeste brasileiro.


Sei que foi em Pernambuco,

Nas margens do Pajeú,

Na pequena Vila Bela,

Lugar de peba e tatu,

Onde tem cabra que pega

Cascavel e come cru.


Filho de José Ferreira

Um pequeno agricultor

E dona Maria Lopes,

Mulher de honra e pudor,

Um casal muito feliz,

Honesto e trabalhador…


João Firmino Cabral morreu em 1 de fevereiro de 2013, em Aracaju.

  http://meneleu.blogspot.com.br/2014/11/o-cordel-de-joao-firmino-cabral.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário